Na cidade de Porto Algre, entre a quarta-feira, 20 de novembro, e esta quinta-feira, 21 de novembro, peixes foram encontrados mortos no Arroio Dilúvio. A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) informou que uma equipe técnica irá vistoriar o local.
De acordo com a secretaria, apesar de poluído, “o Arroio Dilúvio é um corredor de biodiversidade e recebe carga orgânica farta, possibilitando que muitos organismos invertebrados, como larvas, se desenvolvam”. A bióloga Soraya Ribeiro salienta: “Não é um ambiente em equilíbrio, mas tem alimento para os animais, por isso, é comum avistar peixes, cágados e aves em suas águas”.
A Smams acrescentou que uma das causas para o aparecimento de peixes mortos é a falta de oxigênio na água, devido à decomposição da matéria orgânica.
O oficial escrevente Edson Peixoto trabalha próximo à Avenida Ipiranga. Ele contou que na tarde de quarta-feira viu os peixes mortos. “A janela do prédio onde eu trabalho dá para a Ipiranga. Às vezes, a gente olha para fora entre um trabalho e outro. Minha colegas estavam olhando e viram que tinham coisas brancas em cima da água. Eram os peixes. A gente via que os animaizinhos estavam agonizando, eles iam para baixo e voltavam meio de lado, mortos. Tinham centenas de bichos”, conta.
Segundo Edson, nesta quinta, havia menos peixes mortos em comparação com quarta. “Fica naquela impotência de ver os bichinhos morrendo e não poder fazer nada. Mas o que me deixa assim, também, é não saber o que é que tem na água, o que está causando isso”, acrescenta.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br