Pelotas aumenta a fiscalização no combate ao Covid-19

  • 24 de novembro de 2020
  • Sol FM

Em uma transmissão no início da noite de segunda-feira,  23 de novembro, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, anunciou que a fiscalizaçãono combate a pandemia será intensificada devido o aumento de casos e de internações. Na segunda-feira foi registrada máxima ocupação nos leitos de UTI disponibilizados para tratamento de coronavírus na cidade. Pelotas juntamente com Rio Grande são referências para a região sul no tratamento da doença.

Entre as medidas estão: a fiscalização da Lei da Máscara, assim como a interdição de estabelecimentos comerciais que não cumpram os decretos municipais. Também foi informado que o município pretende anunciar até esta quarta-feira a readequação no atendimento hospitalar.

Aglomerações também passam a ser fiscalizadas com mais rigor a partir desta terça, 24 de novembro. Estabelecimentos comerciais que não estiverem cumprindo os protocolos sanitários também serão alvo de autuação podendo ser até mesmo interditados. Nesta semana, a Guarda Municipal também inicia a operação Máscara é Vida, com a distribuição de máscaras em diferentes bairros e intensificação da fiscalização do uso do equipamento de proteção.

Como o município está com dificuldades na contratação de profissionais de saúde, principalmente médicos, o atendimento para pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19 devem ser readequados. A iniciativa deve incluir outros hospitais para o atendimento em UTI de casos suspeitos ou confirmados para coronavírus.

Pelotas conta com 20 leitos de UTI para este fim sendo 10 no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas e outros 10 na Beneficência Portuguesa. Os 10 leitos para adultos com suporte ventilatório e sem a retaguarda de hospital instalados no Centro Covid não estão recebendo pacientes até que as equipes profissionais de saúde sejam compostas com segurança para cumprir escala de plantão. Já os cinco leitos pediátrico estão mantidos.

Os leitos de enfermaria oferecidos são 10 no HE-UFPel,e 27 no Centro Covid (destes 10 são para crianças e o restante para adultos) e 31 na Beneficência Portuguesa. Sendo estes últimos caracterizados como isolamento por serem localizados em quartos duplos, que dependem de o paciente ser suspeito ou positivo para serem ocupados simultaneamente, ou seja, para que os leitos tenham dois pacientes no mesmo momento em tratamento para coronavírus.


 

0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM