Porto Alegre inicia o ano com mobilização coletiva em defesa da saúde mental

Caminhada Janeiro Branco reuniu comunidade e entidades médicas como a AMRIGS para estimular prevenção, acolhimento e cuidado emocional

A 5ª Caminhada Janeiro Branco foi realizada em Porto Alegre e reuniu a população no Parque Farroupilha, em um ato simbólico de conscientização sobre a importância da saúde mental. A iniciativa foi promovida pelo Gabinete da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, em parceria com o Gabinete do Deputado Elizandro Sabino, e contou com a participação do presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr.

A proposta do movimento foi estimular uma reflexão qualificada sobre o cuidado emocional, fortalecer iniciativas comunitárias de acolhimento e incentivar a busca por apoio profissional sempre que necessário. Entre os temas destacados durante esteve o crescimento expressivo dos atendimentos relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, realidade que tem provocado sobrecarga nos Centros de Atenção Psicossocial da Capital. Para a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), o cenário exige políticas integradas, acompanhamento contínuo e estratégias preventivas mais eficazes.

“Precisamos de diagnóstico e tratamento corretos, mas, principalmente, de acesso amplo ao atendimento, tanto na saúde pública quanto na saúde privada, para esses pacientes. Temos, hoje, em Porto Alegre, duas emergências e mais 16 pontos de atendimento, o que não é um número pequeno, mas ainda insuficiente. Há uma demanda muito grande de pacientes com dependência de álcool e outras drogas; cerca de 80% do que chega aos nossos CAPS são esses casos”, afirmou o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

Para a vereadora psicóloga Tanise Sabino, organizadora da caminhada, a iniciativa cumpriu um papel essencial de aproximação com a comunidade.

“Em 2025, uma luta muito importante para nós foi a questão do fechamento das emergências psiquiátricas. Nós nos posicionamos contra esse fechamento e conseguimos impedir e postergar esse processo. Hoje, temos a informação de que ele está suspenso por tempo indeterminado, com o governo avaliando a situação, e era exatamente isso que pedíamos: tempo para pensar, porque entendemos que esses espaços são fundamentais, como a Unidade do IAPI e a da Cruzeiro, para atender pessoas em situação de crise”, destacou.

A parlamentar lembrou, ainda, que os índices de ansiedade, depressão e suicídio seguem como um grave problema reforçando a necessidade de políticas públicas eficazes.

Quando a mente adoece, todo o restante adoece, e por isso esse é um tema que devemos trabalhar o ano inteiro”, declarou a vereadora.

Antes da caminhada, a mensagem da secretária adjunta da Saúde de Porto Alegre, Jaqueline César Rocha foi de otimismo e união.

A ideia é que possamos dar as mãos e caminhar juntos para que seja uma manhã muito boa para todos e traga, além de força e união, uma energia positiva, porque isso é muito importante para a saúde mental”, disse

O cuidado com o outro e a atenção às relações humanas também foram ressaltados como atitudes essenciais para fortalecer vínculos e promover o bem-estar coletivo. Empatia, acolhimento e escuta ativa aparecem como gestos simples, mas capazes de transformar realidades no dia a dia, seja no ambiente familiar, profissional ou social.

Que a gente possa, de fato, olhar o outro com muito mais amor. É esse olhar fraterno e acolhedor que faz a diferença, porque muitas vezes ao nosso lado existe alguém que está precisando, não apenas dentro da família, mas também entre colegas de trabalho, amigos ou até em uma academia. Às vezes, basta ouvir um pouco mais, falar menos e prestar atenção no olhar do outro”, disse a primeira-dama do município de Porto Alegre, Valéria Leopoldina.

O Janeiro Branco é realizado no início do ano por simbolizar um período de recomeços, planejamento e reflexão, quando muitas pessoas revisitam prioridades e projetos de vida. Colocar a saúde mental em evidência nesse momento estratégico contribui para estimular o autocuidado desde os primeiros dias do ano, reforçando a prevenção e a busca por apoio antes que o sofrimento emocional se intensifique.

Sobre a AMRIGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:

  • Fomentar a ciência e a cultura médica;
  • Promover a defesa profissional;
  • Fortalecer o associativismo e a representatividade médica;
  • Ser influenciadora como entidade protagonista de ações em prol da saúde.

PlayPress | AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul | Redação e fotos: Marcelo Matusiak

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

  1. Pingback: AMRIGS - PlayPress

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE