Porto Alegre recebe Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica

Evento promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul reúne especialistas de todo o país e do exterior para debater desafios respiratórios da infância e homenagear a resiliência do povo gaúcho

Com a presença de mais de 1.100 participantes, teve início nesta quarta-feira (10/04), no Centro de Eventos da PUCRS, o 18º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). O encontro segue até sexta-feira (12/04), reunindo especialistas do Brasil e do exterior para discutir os mais recentes avanços no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças respiratórias em crianças.

A programação científica aborda temas de grande relevância, como novas estratégias para a prevenção de casos graves de bronquiolite e pneumonia causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), abordagens atualizadas para asma e fibrose cística, além do aumento de pneumonias complicadas e da incidência de tuberculose. A troca de experiências entre os profissionais visa qualificar ainda mais a assistência pediátrica no país.

“É com muito prazer que recebemos todos aqui. São mais de mil e cem colegas que têm, nestes dias, uma oportunidade rica de aprendizado. Aproveitem nossa cidade e, desde já, reforço o convite para o Congresso Gaúcho de Pediatria, que acontece de 15 a 17 de maio, no Centro de Convenções BarraShoppingSul”, afirmou o presidente da SPRS, Dr. José Paulo Ferreira.

O evento também foi marcado por uma lembrança emocionante do recente desastre climático que atingiu o estado, destacada pelo presidente do Congresso de Pneumologia Pediátrica, Dr. Leonardo Araujo Pinto.

“Estive neste mesmo centro de eventos nos dias da tragédia climática no Rio Grande do Sul. Não havia congressistas, mas o espaço estava repleto de doações vindas de todas as regiões do Brasil. Foi um período difícil, mas profundamente marcado pela solidariedade nacional. Agora, Porto Alegre começa a mostrar sinais de recuperação. Realizar o congresso ao mesmo tempo em que ocorre o South Summit, às margens do Guaíba — uma das áreas mais afetadas — é simbólico da força e resiliência do povo gaúcho”, declarou.

O Dr. Leonardo também ressaltou a trajetória da pneumologia pediátrica no país e sua conexão histórica com o Rio Grande do Sul.

“É um orgulho receber novamente este congresso em Porto Alegre. A pneumologia pediátrica brasileira teve grandes pioneiros aqui, como Dr. Francisco Reis, Dra. Tatiana Rossoff e Dr. Fernando Abreu. O terceiro congresso nacional da especialidade foi realizado em 1989, também nesta cidade. Voltar após mais de três décadas é motivo de celebração”, completou.

Durante a abertura, o presidente da SBP, Dr. Clóvis Francisco Constantino, destacou a estrutura da entidade e a importância da integração entre especialidades.

A SBP é um complexo que completará 115 anos em 27 de julho. Reúne pediatras de todo o país e mantém diálogo internacional com profissionais de Moçambique, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Atuamos pela saúde do recém-nascido, da criança, do adolescente e pela valorização da prática pediátrica no Brasil”, enfatizou.

Homenagens

Durante a abertura do congresso, cinco importantes nomes da pneumologia pediátrica nacional foram homenageados por sua contribuição científica e por terem influenciado gerações de especialistas no país. Receberam a homenagem os médicos Dr. Paulo Camargos (UFMG), Dr. Joaquim Rodrigues (USP), Dr. Clemax Sant’Anna (UFRJ), Dr. José Dirceu Ribeiro (Unicamp) e Dr. Gilberto Fischer (UFCSPA). Com trajetórias marcadas pelo compromisso com o ensino, a pesquisa e a assistência, esses profissionais foram fundamentais para a consolidação da pneumologia pediátrica como área de excelência no Brasil, deixando um legado que inspira e orienta os novos profissionais da especialidade.

Mais informações sobre o evento e a programação completa estão disponíveis no site oficial www.sbp.com.br/especiais/eventos/18o-congresso-brasileiro-de-pneumologia-pediatrica/

 

Sobre a Sociedade de Pediatria do RS

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.


PlayPress | SPRS – Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul | Redação e foto: Marcelo Matusiak

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE