Está sendo realizado o serviço de desassoreamento do rio Areia. O objetivo é melhorar a problemática das inundações na região central da cidade e bairro Grassmann, com medidas de caráter de Defesa Civil e utilidade pública.
O trabalho iniciou no ano passado através da contratação de profissional com experiência neste tipo de intervenção, que também realizou este tipo de trabalho no rio Paranhana.
O Geólogo José Mauro Denardin, contratado pela Prefeitura Municipal, elaborou projeto técnico, licenciado para efetuar os trabalhos dentro da lei vigente, apontando posteriormente as medidas de intervenção necessárias. Destaca-se também a participação da Defesa Civil do município que contribuiu na realização da análise e estudo do projeto elaborado.
Estas medidas são classificadas como estruturais e não estruturais. As medidas que atualmente estão sendo executadas são as estruturais, através do melhoramento e/ou remoção de pequenas ilhas e recomposição de margem. Também será executada a remoção de árvores tombadas e recuperação vegetal da mata ciliar.
O trabalho iniciou no dia 27/01/2020 junto a foz do rio Areia, onde encontra o rio Rolante. Lá estão havendo intervenções para recuperar o pontal que divide ambos os rios, além de intervenções na margem para fazer com que os rios se encontrem em paralelo, evitando que um rio barre o fluxo do outro, com a recomposição de algumas margens.
O material desassoreado, que por questões técnicas não puder ficar na margem, será removido e colocado em local licenciado, para posterior britagem e uso nas vias públicas.
O desassoreamento seguirá subindo o rio Areia de jusante para montante, desde a foz do rio Areia até um ponto acima do CTG.
Posteriormente, a Prefeitura pretende realizar intervenções em outros pontos, inclusive no rio Rolante, sempre buscando minimizar os efeitos das cheias às populações e causar o menor impacto possível no meio ambiente.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br