Programa mobiliza alunos para conservar bacia do Rio dos Sinos

  • 21 de fevereiro de 2020
  • Sol FM

Iniciativa do Consórcio Pró-Sinos visa estimular a educação ambiental em alunos das redes públicas municipais

Conscientizar e mobilizar estudantes em torno da conservação do meio ambiente na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Esse é o objetivo do programa Saneamento na Escola, lançado pelo presidente do Consórcio Pró-Sinos e chefe do Executivo de Esteio, Leonardo Pascoal, nesta quinta-feira (20). A cerimônia ocorreu em Portão e contou com a presença do prefeito anfitrião, José Renato das Chagas, de secretários dos municípios consorciados e da comunidade escolar.

A intenção é incentivar e reconhecer práticas sustentáveis com foco no saneamento básico entre as escolas municipais de ensino fundamental e educação infantil dos municípios consorciados. “O projeto foi pensado na perspectiva da mobilização socioambiental das comunidades escolares que temos ao longo das 28 cidades que integram o Consórcio Pró-Sinos. É um universo de 897 escolas que atendem cerca de 250 mil alunos”, detalhou Pascoal.

O Pró-Sinos disponibilizará R$ 40 mil em premiações às instituições com melhor desempenho nas atividades. Os municípios das escolas destaque receberão troféu.

Iniciativa será divida em cinco etapas

Para participar do Saneamento na Escola, as instituições devem acessar o site do consórcio e preencher a ficha de inscrição. O programa será realizado entre os meses de março e novembro de 2020 e contará com ações que vão envolver diretores, professores, funcionários, alunos, representantes municipais e comunidade escolar.

A iniciativa será dividida em cinco etapas: formação da equipe de agentes ambientais, diagnóstico, elaboração e execução do plano de ação, monitoramento e avaliação e comunicação. As escolas participantes também receberão formação.

Os grupos terão de desenvolver 24 ações relacionadas aos serviços de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Drenagem Urbana e Gestão de Resíduos Sólidos. “O plano de ação será baseado na realidade de cada escola. Assim, cada instituição poderá avançar nos quatro eixos do saneamento”, destacou Pascoal.

O programa foi inspirado no Eco-Escolas, implantado na década de 90 em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e desenvolvido pela Fundação para Educação Ambiental (FEE).

Selos ambientais serão entregues às escolas destaque

As escolas que cumprirem as ações do programa serão reconhecidas com selos ambientais (Semente, Broto e Árvore). As equipes que se destacarem em relação à qualidade das ações implantadas, abrangência social, criatividade e inovação, bem como demonstrarem boas estratégias de monitoramento, avaliação e comunicação, receberão premiação à parte. A avaliação será feita por uma equipe de auditores formada por representantes da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Consórcio Pró-Sinos e convidados.

Sobre o Pró-Sinos

O Consórcio Pró-Sinos reúne 28 municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Além de apoiar a implantação de planos de saneamento básico e auxiliar na captação de recursos, realiza estudos técnicos e sociais relacionados ao tema. Também promove um programa permanente de educação ambiental.


Roberta Schuler
Assessora de imprensa

 

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE