Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas adequações estão sendo realizadas para o atendimento à comunidade taquarense. Na área da Saúde Mental, uma das adaptações previstas nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs, é a possibilidade do atendimento online dos psicólogos aos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS. Reuniões técnicas com os profissionais vem ocorrendo quinzenalmente, para a elaboração de novas formas de assistência aos usuários, com segurança e sigilo, protegendo sua integridade física e mental. São nove psicólogos que já promovem o atendimento online com seus pacientes.
“As consultas são marcadas por contato telefônico como já era feito antes. Há uma combinação de que no dia e horário agendados o psicólogo entra em contato por vídeo chamada. Alguns cuidados são previamente acertados, de que a pessoa esteja em um ambiente que tenha boa conexão de internet e tenha privacidade para participar da consulta”, explica a psicóloga Bruna Detoni.
Segundo ela, a duração do atendimento é a mesma das consultas presenciais, e fora do horário de atendimento, a recomendação é que o paciente entre em contato com a unidade de referência, como funcionava normalmente. “Adotar essa modalidade de atendimento na cidade de Taquara pode representar muitas vantagens, pois proporciona que os atendimentos possam seguir acontecendo sem colocar em risco os profissionais e os pacientes e familiares”, reforça Bruna.
A coordenadora de Saúde Mental do Município e do CAPS 1, Loreni Spirlandelli, salienta que os atendimentos presenciais continuam ocorrendo. “O atendimento online é uma possibilidade que respeita o projeto terapêutico de cada paciente, os atendimentos presenciais continuam acontecendo, como anteriormente, para os pacientes que se beneficiam desta modalidade”, afirma Lorene.
Através dos atendimentos psicológicos online pelos profissionais das UBSs, CAPS-I, CAPS-AD e UBS Piazito, a adesão pela rede pública a este tipo de atendimento é uma estratégia para que o momento passado não passe despercebido aos olhos da equipe de saúde mental da cidade de Taquara. Pelo fato de muitos pacientes correrem risco, por terem a imunidade baixa ou mesmo dependerem de transporte público, o atendimento a distância é uma forma de não ficarem sem essa assistência, que para alguns, é de extrema necessidade.
Mesmo com a realização de atendimentos individuais e de grupos via online, o trabalho em equipe estará igualmente sendo feito nas unidades, para que os pacientes tenham suporte em todas as questões pertinentes a sua saúde. “As reuniões em equipe, para trabalharmos o plano terapêutico e discutirmos todos os aspectos referentes aos pacientes, continuam acontecendo. Além disso, as psicólogas que fazem parte da rede de Saúde Mental, bem como da Secretaria de Educação, que já vinham realizando reuniões mensais desde agosto de 2019, com o objetivo de alinhar as formas de atendimento, bem como trocar experiências, também estão implantando a forma de encontros online”.
Para o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Vili Petry, esta é mais uma ação ao enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19) realizada em Taquara. “Essa é uma modalidade totalmente segura ao paciente. Não deixamos de fazer o atendimento presencial, mas oferecemos mais uma opção ao usuário que não quer sair de casa, de ter a assistência online”, observa o secretário.
O uso das redes sociais também é uma forma eficaz de manter a comunicação com a comunidade, e, que está sendo utilizada pelas unidades de saúde. Em sua página do facebook, a UBS Piazito, por exemplo, compartilha material instrutivo, educativo e lúdico para as crianças entenderem o que é o coronavírus, a importância de lavar as mãos, bem como a necessidade do brincar, principalmente neste momento, como maneira de se expressar e compreender os sentimentos e acontecimentos. O CAPS-I contribui em sua página, com informações referentes à pandemia, promovendo publicações sobre as precauções e cuidados, informações sobre a saúde mental, apresentando planos para amenizar angústias e ansiedades.
No caso do atendimento infantil, os psicólogos destacam que a criança poderá, com esta maneira de atendimento, ficar mais à vontade para se movimentar pelo ambiente da própria casa e manusear objetos e brinquedos que queira utilizar para interagir com o psicólogo. Os pais, avós e cuidadores também podem ser atendidos, havendo uma maior flexibilidade dos horários.
As profissionais ainda estudam como proporcionar atendimentos em grupo de forma online, como para gestantes e demais grupos terapêuticos, para que todos possam seguir assistidos, uma vez que a previsão de estabilização da situação é para depois que passar o inverno, com previsão de momentos de maior ou menor grau de isolamento.
Psicólogos da Saúde Mental do Município de Taquara:
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