Região dos Vales apresenta projeto de automação hospitalar com elevador para deslocar pacientes

Painel ocorreu no RS Innovation Stage, palco do governo no South Summit Brazil

Região dos Vales apresentou, nesta quarta-feira (20/3), o projeto de um dispositivo que funciona como elevador para auxiliar no deslocamento de pacientes. O painel “Automação hospitalar – transferência de pessoas com deficiências sensório-motoras” integrou a programação do RS Innovation Stage, palco do governo gaúcho no South Summit Brazil. O evento é correalizado pelo Estado do Rio Grande do Sul.

A moderadora, professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e uma das coordenadoras do projeto, Andréa Gonçalves da Silva, relatou que a saúde foi uma das áreas prioritárias eleitas para a Região dos Vales dentro da lógica do Inova RS, programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). Assim, buscou-se investir no desenvolvimento de tecnologias inteligentes para a inovação em saúde.

Também professora da Unisc, Janine Koepp, explicou que o projeto foi discutido em reuniões de trabalho, mas faltava o recurso financeiro. O investimento foi obtido em um edital da Sict, dentro de um projeto mais amplo denominado “Inova+Vales: desenvolvendo o ecossistema regional de inovação”, proposto pela Unisc. O valor total foi de quase R$ 500 mil. Uma das vertentes desse projeto é a tecnologia de automação hospitalar.

A ideia do dispositivo surgiu na Mercur, empresa familiar centenária de Santa Cruz do Sul. “Queríamos entrar em novos negócios, em uma estratégia de inovação. Na hora de construir o protótipo, vimos que não conseguiríamos fazer isso sozinhos. Um colega apresentou a ideia para a Unisc e outros parceiros, e pudemos leva-la adiante”, contou a head de Inovação da Mercur, Cássia de Menezes Hoelzel.

O engenheiro mecânico Klaus Deppermann, da empresa Imply, outra parceira do projeto, explicou que o equipamento faz a elevação de pacientes da cama de hospital para a cadeira, e vice-versa. “Outros produtos não apresentavam segurança adequada, com risco de causar mais dano ao paciente. A parceria entre Unisc, Mercur e Imply foi essencial para desenvolver o projeto”, afirmou.


GOV RS | Texto: João Felipe Brum/Ascom Sict | Edição: Camila Cargnelutti/Secom | Foto: João Felipe Brum/Ascom Sict

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE