O prefeito Pedro Rippel, juntamente com o Procurador Jurídico do município, Arthur Klein, e o coordenador geral da Defesa Civil, Gustavo Madruga da Rosa, recebeu a presidente da Acisa, Claudia Timmen Korpalski, presidente da CDL, Michael Reis, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Leandro Rossi, na manhã desta segunda-feira, 14, para tratar de medidas preventivas relacionadas às enchentes.
Na oportunidade, o prefeito Pedro Rippel falou sobre o trabalho que é desenvolvido pela Administração Municipal, juntamente com a Defesa Civil, e sobre a importância do trabalho dos Bombeiros Voluntários de Rolante que desenvolvem a parte operacional, fazem o monitoramento constante nos episódios de enchentes e informam a comunidade através de boletins, além de emitir alertas, quando necessário, para que as pessoas saiam de suas casas quando há risco eminente de que a área seja inundada.
“Trabalhamos em parceria para atender a comunidade, tanto nas ações preventivas quanto quando os episódios acontecem, disponibilizando o maquinário da Secretaria de Obras e da Secretaria da Agricultura, com nossos colaboradores sempre muito envolvidos, para auxiliar na remoção das pessoas de áreas atingidas pela enchente, tendo em vista que, infelizmente, nem sempre é possível que saiam dos locais antes de a água atingir as residências. Temos, ainda, um trabalho de acolhimento das famílias que precisam de abrigo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Cáritas, Igreja Luterana e as escolas Souza Cruz e Frei Miguelinho. Parcerias sempre são bem-vindas e agradecemos a disponibilidade e a vontade da Acisa em querer auxiliar”, fala Rippel.
Durante a reunião, a Procuradoria Jurídica sugeriu a criação de um programa contínuo e duradouro, através de lei municipal, que atrele um percentual do orçamento do município para, obrigatoriamente, investir em ações que diminuam os efeitos das enchentes em Rolante. “É preciso que o município volte suas atenções às medidas que de fato mitigarão os efeitos das enchentes. A questão do desassoreamento constante dos rios tem que ser tratada como um Programa da cidade de Rolante e não de um governo, pois transcende qualquer administração que estiver a frente do município. Por tal razão, entende a Procuradoria que atrelar de forma obrigatória percentual do orçamento trará efeitos positivos no enfrentamento do cenário das enchentes”, salientou Klein.
A comitiva da Acisa solicitou, durante a reunião, uma maior efetividade na divulgação de dados nos momentos de crises hídricas (enchentes). Atendendo a esta solicitação da instituição, a Administração Municipal criará, junto à Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, o Setor Institucional de Divulgação de Dados, incluindo integrantes da Sociedade Civil (Acisa e CDL).
Nesta reunião também foram discutidos investimentos necessários para o conserto das estações pluviométricas e réguas de medição do nível dos rios que foram danificadas na última enchente.
Segundo Gustavo Rosa, a orçamentação dos consertos já está sendo realizada para que eles possam ser efetuados.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br