Santo Antônio da Patrulha acaba de adotar um novo sistema de acolhimento provisório para crianças e jovens de 0 a 18 anos. O novo modelo, conhecido como Casa Lar oferece uma forma mais humana de convívio entre os cuidadores e os acolhidos, melhorando o serviço oferecido até então no Abrigo Casa da Criança.
Na última sexta-feira, (28/02) o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva assinou o termo de colaboração nº 001/2020 com a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil para a coordenação da Casa Lar. O ato ocorreu nas instalações da nova Casa Lar e contou com a presença do vice-prefeito, José Francisco Ferreira da Luz e da secretária municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Ana Cristina Ramos Cardoso.
Conforme a secretária, com os novos rumos do acolhimento a nível nacional, houve a necessidade de mudanças, de qualificação do serviço ofertado de acolhimento. Ela diz que a proposta de reordenamento de acolhimento institucional para modalidade de Casa Lar aponta para a relação de custo x benefício e qualidade de vida para os acolhidos, tendo em vista um convívio mais próximo da realidade familiar em substituição a um abrigo institucional.
O prefeito Daiçon parabenizou Zezo por buscar implantar a Casa Lar no município e a secretária destacou a importância deste novo sistema para a formação das crianças “Este método permite que eles convivam como uma família mesmo e, isso é significativo para a vida. Santo Antônio é a quarta cidade do estado a aderir e espero que sejamos um exemplo para o Rio Grande do Sul”, concluiu.
O vice-prefeito agradeceu a presença do Delegado Tonette na ocasião, que colocou a Polícia Civil à disposição para ajudar no que for preciso. Zezo também relembrou a pesquisa que fez para melhorar o acolhimento do município e expressou seu orgulho pela realização.
A Casa Lar é coordenada por Marcia Figueira e a equipe é formada pela assistente administrativa, Andréia Dias, psicólogo, Cristian de Oliveira, assistente social, Karina Marques, mãe social, Aleksandra Hernatzaki, mães sociais substitutas, Cleia Camargo e Maria Seloni e pela assistente Fabricia dos Santos.
Também estavam presentes no ato, a companheira do vice-prefeito, Marcia Bobsin o coordenador das instituições no Rio Grande do Sul, Enéias Palmeira, o coordenador programático, José Carlos e assessor de imprensa da ONG, Gabriel Porto.
A ONG Aldeias Infantis SOS Brasil está recebendo doações, roupas de meninas de 5 a 3 anos de idade. O escritório fica na Rua Marechal Floriano Peixoto 367 cidade Alta o telefone é 51 3662 5462.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br