O titular da Sedec, Ernani Polo, esteve presente em painéis e reuniões ao longo dos três dias de evento
Durante três dias, Porto Alegre foi palco de um dos maiores eventos de inovação e negócios da América Latina. Em sua quarta edição, o South Summit Brazil (SSB) contou com sete palcos com painéis e apresentações, além de diversos espaços para networking e discussões sobre tecnologia. Entre eles, o RS Innovation Stage, espaço do governo estadual, que é correalizador do evento. Além de palestrar em três painéis, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, participou de reuniões e lançamentos.
Entre 9 e 11 de março, foram mais de 200 painéis e palestras com especialistas em empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. No RS Innovation Stage, foram mais de 50 apresentações, entre painéis e lançamentos, somando 23 horas de conteúdo exclusivo.
A programação da Sedec durante o SSB começou na quarta-feira (9/4) com a participação de Polo no painel “A nova ordem econômica mundial”, com o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, e o chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Rio Grande do Sul, o diplomata Marcelo Baumbach. O evento abordou os reflexos nas relações comerciais das novas estruturas políticas, de poder e econômicas do mundo. Durante sua fala, o titular da Sedec ressaltou a boa relação que o Rio Grande do Sul tem com diversos países e destacou que os produtos e a expertise gaúchos são valorizados no mundo todo.
Na quinta-feira (10/4), Polo fez parte do painel “Visitar, viver e investir: o Rio Grande do Sul como destino de novos negócios”, apresentado pelo governador Eduardo Leite. Junto ao secretário de Comunicação, Caio Tomazelli, e ao presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, Leite falou sobre a atração de investimentos para o Estado sob o ponto de vista do Plano Rio Grande.
No último dia de evento, na sexta-feira (11/4), Polo subiu ao palco do RS Innovation com Prikladnicki para debater sobre inovação. A palestra “A inovação tecnológica no Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável” apresentou as estratégias inovadoras adotadas pelo governo do Estado para estimular a economia gaúcha, promover comercialmente o Estado e atrair investimentos. O titular da Sedec destacou que o trabalho feito em parceria com a agência para atrair novos empreendimentos para o Estado é pautado em processos modernos, permitindo a instalação de empresas no RS de maneira mais célere.
Ao lado do governador Eduardo Leite, Polo também participou do painel “RS Seguro: Comunidade e Inovação”. O RS Seguro é um programa transversal do governo estadual na área de segurança pública. A iniciativa aposta no combate à criminalidade, na qualificação do atendimento ao cidadão, em políticas sociais preventivas e transversais e no aperfeiçoamento do sistema prisional.
Além dos painéis, Polo participou de reuniões com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e com representantes do grupo francês Club Med, que estão investindo R$ 1 bilhão em um projeto de hospedagem em Gramado. O titular da Sedec também representou o governo do Estado no lançamento do BRDE Labs, programa de aceleração de startups do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), agência de fomento vinculada à secretaria.
Outra agenda cumprida durante o SSB foi a assinatura de um termo de engajamento entre o governo do Estado, a Sedec, a Invest RS e a Ultragaz, empresa que atua no fornecimento de biometano. Com um investimento que pode chegar a R$ 100 milhões, o documento prevê o mapeamento de oportunidades para expansão da infraestrutura de produção e consumo de biometano, BioGLP e energia elétrica renovável; interlocução com órgãos reguladores e ambientais; acesso a incentivos estaduais e a programas de fomento à transição energética e à descarbonização; e parcerias com universidades, institutos de pesquisa e centros tecnológicos para acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras em energia limpa.
Ao participar da cerimônia de encerramento, Polo fez um balanço positivo do South Summit Brazil, destacando que o evento traz uma grande visibilidade para o Rio Grande do Sul. “A inovação é uma das prioridades estratégicas do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS; então, hospedar um evento voltado para isso é uma grande oportunidade para consolidar nosso Estado como um polo de cultura inovadora. Nestes três dias de evento, promovemos o Rio Grande do Sul, atraímos investidores, desenvolvemos soluções e debatemos assuntos que geram impacto socioeconômico“, finalizou.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br