Secretaria de Desenvolvimento Social promove oficina sobre demandas eleitas na Consulta Popular

  • 1 de fevereiro de 2024
  • Sol FM

A iniciativa, que é inédita, foi promovida pela Sedes em parceria com a SPGG

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), promoveu a primeira oficina de orientação intitulada “Efetivação das demandas eleitas na Consulta Popular 2023/2024 da Secretaria de Desenvolvimento Social”. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (31/1), no auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A iniciativa tem como objetivo auxiliar os municípios que tiveram propostas eleitas na área de desenvolvimento social para elaboração do plano de trabalho, que será analisado pelo governo do Estado.

A Sedes teve 13 propostas eleitas pela Consulta Popular, sendo a terceira pasta do governo estadual com mais ações vinculadas.

“Acredito muito no instrumento da Consulta Popular, que ouve a comunidade e transforma a realidade dos municípios e a vida das pessoas”, afirmou o titular da Sedes, Beto Fantinel, durante a abertura da oficina. “Temos um grande trabalho pela frente e será com a mobilização da nossa comunidade, dos Coredes e com a participação dos municípios que vamos vencer essa tarefa e fazer com que nosso Estado promova a dignidade e o desenvolvimento.”

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) oferece apoio técnico aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) durante a Consulta Popular e receberá as propostas eleitas em todas as áreas.

“A Consulta Popular é um instrumento que faz com que os recursos cheguem às necessidades dos municípios. Precisamos destravar as questões burocráticas para seguir com ainda mais credibilidade no processo”, afirmou o secretário-adjunto da SPGG Bruno Silveira. “Workshops como este, que trazem a participação das nossas equipes, ajudam os municípios a concretizarem os projetos. Estamos à disposição para atender qualquer necessidade neste sentido”, concluiu.

O objetivo da oficina foi capacitar as equipes técnicas dos municípios para a elaboração dos projetos que devem ser enviados até 16 de fevereiro pelo portal da Consulta Popular.

“É muito importante para todos nós que esses recursos realmente cheguem na ponta. É um anseio muito grande para que, após a Consulta, todos possam receber esses valores, que vão beneficiar nossas comunidades”, comentou o superintende da Famurs, Paulinho Salbego.

O presidente da Associação dos Coredes, Idioney Vieira, destacou a importância do encontro. “Espaços como este nos aproximam mais e, assim, vamos fazer a construção daquilo que nós queremos, que é melhorar a vida das pessoas.”

A programação do encontro também contou com uma série de palestras, como a mesa “Políticas, Programas e Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social”, em que diretores da Sedes apresentaram as ações desenvolvidas pela pasta. Além disso, foram realizadas oficinas sobre o monitoramento de processos, documentações e produção do plano de trabalho.

Consulta Popular

Instituída no Rio Grande do Sul em 1998, a Consulta Popular está consolidada como mecanismo participativo pelo qual a população ajuda a definir onde parte do orçamento anual será investido. Em 2023, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta, valor distribuído entre as 28 regiões dos Coredes.


GOV RS | Texto: Ascom Sedes e Ascom SPGG | Edição: Secom | Foto: Fredy Vieira/Ascom Sedes
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