Obra é considerada estratégica para integração regional, logística e desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) manifestou apoio institucional ao projeto da Ponte dos Vales, que prevê a construção de uma nova ligação entre Estrela e Cruzeiro do Sul, sobre o Rio Taquari. A proposta surge como resposta à cheia histórica de maio de 2024, que expôs a vulnerabilidade logística da região e impactou mais de 36 municípios.
A estrutura projetada terá 1.260 metros de extensão e um total de 3.120 metros com acessos, construída acima da cota de cheia máxima, garantindo segurança hidráulica. A intenção é de que a nova ponte seja um elo de integração entre o Vale do Taquari, o Vale do Rio Pardo, a Serra, o Planalto e as Missões, além de oferecer rota alternativa entre a BR-386 e a RS-287.
O superintendente institucional do SETCERGS, Eduardo Richter, destacou a importância do projeto para além da região dos Vales.
“É um projeto de extrema importância não apenas para a região, mas para todo o Rio Grande do Sul. A nova ligação funcionará como um anel viário, semelhante à BR-448 na Região Metropolitana, permitindo alternativas de tráfego, desafogando o trânsito urbano de Lajeado e criando rotas mais eficientes para motoristas que vêm de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e de outras localidades em direção à BR-386 e Porto Alegre”, afirmou.
Na mesma linha, o diretor da Superintendência de Gestão e ESG do SETCERGS, Fábio Nicareta, reforçou o caráter estratégico da obra.
“A construção da nova ponte representa um marco para o Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e para o Estado. Mais do que uma obra de engenharia, trata-se de um investimento vital para a economia regional, que concentra indústrias, agronegócio e serviços de grande porte. A ponte permitirá redistribuir o tráfego, evitar gargalos e ampliar a mobilidade logística entre diferentes polos econômicos”, declarou.
Entre os impactos esperados, destacam-se o aumento da segurança viária e da resiliência em casos de enchentes e acidentes, o desafogo do tráfego na BR-386 e nas rodovias RS-129 e RS-130, além de benefícios para empresas de transporte e logística. A obra também deve reduzir custos operacionais, fomentar o turismo, atrair novos empreendimentos e preservar a operação do aeródromo regional, sem grandes impactos ambientais.
Sobre o SETCERGS
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS foi fundado em agosto de 1959 e é o órgão de representação sindical patronal do transporte rodoviário de cargas com base territorial na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br