Setor da irrigação impulsiona o desenvolvimento de diferentes indústrias no Brasil

  • 14 de outubro de 2025
  • Sol FM

A construção de um único pivô de irrigação pode mobilizar mais de 100 empresas nacionais, além de contar com uma ampla rede de revendas parceiras.

A irrigação possui um papel essencial para o desenvolvimento do agronegócio. Em áreas de escassez contínua de água, como o Semiárido, a agricultura depende essencialmente da aplicação artificial de água. Já em regiões com estiagens sazonais, como o Centro-Oeste entre maio e setembro, a irrigação suplementar é indispensável para viabilizar algumas culturas e a terceira safra — enquanto, no período chuvoso (primeira e segunda safras), a produção pode ocorrer com pouca ou nenhuma irrigação.

A irrigação utiliza equipamentos e técnicas que suprem total ou parcialmente a necessidade hídrica das plantas. Ela está presente em diferentes segmentos, desde gramados de campos de futebol e áreas de condomínios até a produção de alimentos essenciais como arroz, feijão, legumes, frutas e verduras, cultivados em grande parte sob irrigação.

O crescimento da área irrigada no Brasil tem sido consistente e acelerado nas últimas décadas, demonstrando o grande potencial do país. Segundo dados da FAO (2020), o Brasil está entre os dez países com maior área equipada para irrigação no mundo. China e Índia lideram com cerca de 70 milhões de hectares (Mha) cada, seguidos pelos EUA (26,7 Mha), Paquistão (20,0 Mha) e Irã (8,7 Mha). O Brasil ocupa a sexta posição, com 8,2 Mha, à frente de países como Tailândia, México, Indonésia, Turquia, Bangladesh, Vietnã, Uzbequistão, Egito, Itália e Espanha, que possuem entre 4 e 7 Mha.

A implantação de um projeto de irrigação é uma missão complexa. Cada sistema exige soluções específicas, considerando o perfil do produtor rural, a cultura cultivada, as condições da propriedade e fatores técnicos. Para que toda a estrutura chegue ao campo, é necessário o trabalho conjunto de diversos fornecedores de componentes — que vão de pneus, parafusos, rodas e mangueiras até aspersores, estruturas metálicas, tubos de bombeamento e peças em aço, ferro e alumínio.

Na Lindsay – líder mundial em tecnologia para irrigação, com sede em Nebraska (EUA) – esse processo pode envolver mais de 100 empresas brasileiras. Todos os componentes são montados em sua fábrica em Mogi Mirim (SP), passam por rigorosos testes de qualidade e seguem para os produtores rurais com o suporte de uma rede de revendas presentes em todos os estados do país.

Segundo o Diretor Geral da Lindsay América Latina, Claudio Lima, “o Supply Summit 2025 é um evento especialmente criado para reconhecer e valorizar os fornecedores e parceiros que fizeram a diferença em nosso ano. Mais do que uma premiação, este será um momento de conexão, aprendizado e celebração. Vamos alinhar expectativas, fortalecer relacionamentos e trocar experiências sobre as tendências e desafios do mercado de irrigação. Acreditamos que o sucesso é construído em parceria, e este encontro será a oportunidade ideal para reforçarmos nosso compromisso com a excelência, juntos.”

A montagem de projetos de irrigação é complexa, por isso, é fundamental manter uma rede organizada e integrada de fornecedores. Temos parceiros que estão conosco há muitos anos e que são essenciais para a construção dos equipamentos. Existe uma cadeia produtiva impulsionada pela irrigação que contribui diretamente para o desenvolvimento de diversas indústrias no Brasil”, destaca Rodolfo Seixas, responsável por Supply Chain na Lindsay América Latina.

Para fortalecer e reconhecer essas parcerias, a Lindsay realizará, em 16 de outubro, a terceira edição do Supply Summit Lindsay. O evento deve reunir mais de 150 participantes, entre fornecedores diretos e indiretos, incluindo empresas de softwares, serviços e tecnologias. Entre os convidados estão nomes de peso como o ex-ministro da Agricultura Antonio Cabrera, o ex-diretor da John Deere João Pontes e o professor da Fundação Dom Cabral Andrea Iorio, além de executivos da Lindsay.

O Supply Summit é hoje um espaço estratégico para comunicar, alinhar diretrizes e integrar toda a cadeia colaborativa de fornecedores de equipamentos de irrigação. Também é uma oportunidade de gerar novos negócios, fortalecer relacionamentos e reconhecer quem está ao nosso lado. A união desses parceiros é essencial para oferecermos produtos de excelência ao mercado”, reforça Rodolfo.

Desde sua chegada ao Brasil, em 2002, a Lindsay conta com parceiros históricos. Um exemplo é a Rodabras, fabricante de rodas com mais de 66 anos de trajetória. “A parceria envolve desde o desenvolvimento de novos produtos até simulações e testes específicos das rodas, assegurando o melhor desempenho dos sistemas de irrigação. Destacamos a flexibilidade, a agilidade e o suporte técnico que, junto à Lindsay, impulsionam o avanço da irrigação no país”, afirma Mariana Araújo de Carvalho, diretora-geral da Rodabras.

Outro parceiro estratégico é a Wurth Industry Brasil, do grupo alemão líder mundial em soluções de fixação e montagem, que há mais de quatro anos fornece à Lindsay componentes de fixação, EPIs e soluções de gestão de estoques. A empresa utiliza aplicativos e vending machines internas para garantir rastreabilidade, segurança e eficiência logística.

A parceria com a Lindsay é um exemplo bem-sucedido de integração entre fornecedor e indústria. Ao assumir a gestão de estoques e a entrega de materiais críticos, ajudamos a reduzir custos, eliminar gargalos e aumentar a produtividade. É um orgulho contribuir com uma empresa que desempenha papel tão relevante no avanço da irrigação no Brasil”, ressalta Pedro Ramos, Diretor-Presidente da Wurth Industry Brasil.

Sobre a Lindsay

Em 2025, a Lindsay completa 70 anos de história como líder global em tecnologia de irrigação, com mais de 240 mil dispositivos conectados em mais de 90 países. Presente no Brasil desde 2002, possui fábrica e escritório em São Paulo, além de uma rede de revendas que cobre todo o território nacional. Hoje, figura entre as líderes do segmento no país.


Tree Comunicação | Foto: Divulgação

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE