Associado pode votar sobre assuntos importantes da cooperativa, além de ter acesso a resultados do ano anterior e projetos futuros
A partir desta terça-feira (20), o associado Sicredi Caminho das Águas poderá exercer todo seu papel de participação como integrante da cooperativa. É o processo assemblear, que passará por 25 municípios que contam com agências físicas Sicredi nos Vales do Sinos e Paranhana e Litoral gaúcho. Até 26 de março, haverá encontros em que o associado terá acesso a resultados obtidos no ano anterior e poderá decidir rumos e aplicações da cooperativa, que conta com mais de 83 mil associados.
As Assembleias são o ponto alto das cooperativas Sicredi, pois é por meio delas que o associado exerce sua função de participação e deliberação — o que os diferencia de clientes de bancos tradicionais. Durante os encontros, serão divulgados os resultados da cooperativa em 2023.
“É o momento mais sublime dentro do cooperativismo por estarmos próximos do associado e, ainda mais importante, é a transparência. Nas Assembleias, mostramos os números, os percentuais de crescimento, as captações de recursos. O associado precisa saber do andamento de tudo, estar bem esclarecido para aprovar ou tomar decisões”, afirma o presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Celso Trentin.
Como participar
Cada associado deverá procurar sua agência para formalizar sua inscrição na Assembleia. No mesmo momento, será possível, ainda, contribuir com a quantia de R$ 25, que será destinada a entidades assistenciais da mesma cidade. Haverá duas Assembleias por noite entre 20 de fevereiro e 26 de março, e cada associado poderá se informar do calendário do seu município na própria agência. Cada encontro dura cerca de uma hora.
Doações a entidades assistenciais
Durante as assembleias, as entidades escolhidas recebem auxílio do programa Juntos pela Comunidade. Os cheques simbólicos serão entregues para as entidades beneficiadas durante a rodada de encontros. Os valores serão creditados nas contas correntes das entidades, que terão o prazo de 60 dias para a prestação de contas.
Setenta e oito projetos foram inscritos em 2023. Segundo o gerente da área de Programas Sociais, Eduardo Glaeser, 34 projetos foram contemplados e serão conhecidos durante a assembleia de cada localidade. O total de R$ 300 mil será distribuído para essas iniciativas.
Benefícios do associado
Neste ano, os associados recebem dois tipos de retorno: os juros ao capital e a distribuição de resultados. Na primeira opção, há um percentual distribuído a todos os associados. Já a distribuição de resultados é um dos maiores símbolos do cooperativismo porque é proporcional à contribuição com o desenvolvimento da cooperativa.
Sobre a Sicredi Caminho das Águas
Constituída em 1923, a Sicredi Caminho das Águas oferece um portfólio completo para liberar o potencial das pessoas e dos negócios. Com mais de 300 soluções financeiras, a cooperativa reúne mais de 80 mil associados em 33 municípios no Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Litoral do Rio Grande do Sul. Sua área de abrangência contempla os municípios de Araricá, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Campo Bom, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Igrejinha, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Hartz, Osório, Palmares do Sul, Parobé, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Taquara, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Coroas, Três Forquilhas e Xangri-lá. Com sede em Rolante/RS, a Sicredi Caminho das Águas é integrante do Sistema Sicredi, composto por 105 cooperativas distribuídas pelo Brasil.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br