Sicredi Caminho das Águas leva historiador à Alemanha para incursão sobre imigração alemã

Em novo livro, escritor Rodrigo Trespach também contará a trajetória de Padre Anneken, fundador da cooperativa

A Sicredi Caminho das Águas, na sua missão de contribuir para o fortalecimento do cooperativismo, levou o historiador Rodrigo Trespach para a Alemanha. Ao longo da incursão, nos meses de maio e junho, o escritor visitou as cidades de origem dos primeiros imigrantes alemães estabelecidos no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, como forma de pesquisa em preparação para os 200 anos da sua chegada, celebrados em 2026.

Conforme Rodrigo, que é descendente de alemães, os imigrantes vieram de cidades dos estados de Hessen e Rheinland-Pfalz, em uma região chamada de Hessen do Reno. “Visitamos igrejas e locais que identificamos com esses primeiros imigrantes, que saíram por volta de 1824-6. Também fomos a arquivos importantes como em Hannover, Darmstadt e Büdingen, na busca por documentos, como parte das listas de emigrantes para o Brasil, e fizemos contato com outros pesquisadores”, explica.

Rodrigo trilhou também os caminhos do Padre Jorge Anneken, imigrante alemão e fundador da Sicredi Caminho das Águas, igualmente visitando arquivos e cidades relacionadas a ele (igrejas e paróquias onde atuou antes de vir para o Brasil, em 1920). “Ao visitarmos a família Anneken, em Friesoythe, fizemos o convite para virem a Rolante no final deste ano, para a inauguração do memorial que está sendo construído”, conta.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Caminho das Águas, Álvaro Link, a viagem faz parte de um projeto de resgate, preservação e exposição da memória. “Ao longo do tempo, infelizmente, a nossa história foi perdida. Por isso, chegou o momento de resgatá-la. Nesta parceria, Rodrigo é quem ficará responsável pelos livros que narram o desenvolvimento da nossa região e seus personagens, em especial o personagem fundamental, Padre Anneken. Sem dúvida, é uma jornada muito interessante”, destaca.

Para Álvaro, Padre Anneken ainda é, de certa forma, um desconhecido. “Não se sabe por onde andou, quais mais foram as suas obras, o porquê da sua decisão de vir ao Brasil e os motivos de fundar a cooperativa. Com essa busca, resgata-se também a essência e os princípios do cooperativismo, impulsionando o desenvolvimento econômico, além de poder se tornar inspiração para outras iniciativas de resgate histórico”, conclui.

Quem é Rodrigo Trespach

Rodrigo Trespach nasceu em 1978, em Osório, no litoral norte gaúcho. É casado e pai de dois filhos. Com formação em História e mais de duas décadas de experiência como pesquisador e genealogista, é autor de 20 livros, publicados por editoras como Globo Livros, HarperCollins Brasil e Grupo Editorial Record. Escreve artigos e reportagens para jornais e revistas brasileiras e internacionais e já foi agraciado com diversos prêmios, entre eles a condecoração Ordem do Mérito do Livro, da Biblioteca Nacional.

Memórias do Caminho das Águas

No começo deste ano, a cooperativa lançou a pedra fundamental de seu memorial, em Rolante, município onde tem sua sede, marcando o início do projeto que busca valorizar e preservar a história centenária da instituição, que completará 102 anos no dia 28 de outubro, data prevista para a inauguração do espaço. O local contará com exposição de documentos, objetos e registros históricos, além de áreas interativas para atrair públicos diversos, incluindo escolas e cooperativas escolares.


Sublinha! Comunicação | Assessoria de Imprensa – Sicredi Caminho das Águas | Fotos: Rodrigo Trespach

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE