Sistema FIERGS leva qualificação e oportunidade à 2ª edição da Estação Empregar Verde Oliva 

  • 5 de dezembro de 2025
  • Sol FM

Ação reúne cursos gratuitos, orientação profissional e mais de mil vagas de emprego para jovens em transição do serviço militar


O Sistema FIERGS, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), participou nesta quinta-feira (4) da 2ª edição do Estação Empregar Verde Oliva. O evento ocorreu no pavilhão de eventos da FIERGS e foi promovido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e pelo Comando Militar do Sul. A feira contou com mais de 1,2 mil vagas de emprego e a presença de 900 militares, além da participação de 42 empresas, entre elas 14 indústrias no local. A iniciativa também é aberta ao público em geral e reúne recrutadores não apenas da indústria, mas também do comércio e de serviços.

Ao longo do dia, o Sistema FIERGS disponibilizou uma série de ações voltadas à formação e ao emprego, incluindo cursos gratuitos de qualificação profissional, capacitações técnicas, inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), graduações e o cadastro na plataforma Oportunidades na Indústria (OI). Para a diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, a feira se torna ainda mais relevante diante da escassez de profissionais na indústria, ao criar conexões diretas entre quem busca qualificação e empresas com vagas disponíveis. “A falta de mão de obra é uma evidência concreta na indústria do Rio Grande do Sul e, inclusive, um fator que restringe o crescimento e a capacidade de investimento do setor”, destacou.

Susana também enfatizou que a iniciativa, realizada em parceria com o Comando Militar, tem o objetivo de identificar novos talentos e criar condições para sua inserção no mercado de trabalho. “Não é apenas a formação profissional. Eles recebem conteúdo técnico, normas regulamentares e palestras sobre comportamento no ambiente de trabalho e elaboração de currículo. Nós ajudamos esses jovens a abrir uma janela para o futuro”, afirmou.

O coronel Léo Ivar Flores Júnior, coordenador do projeto no Comando Militar do Sul, explicou que a feira tem como objetivo apoiar a inserção de jovens no mercado de trabalho após o término do serviço militar. “A intenção é que o jovem que fez os cursos, assim como aqueles que não tiveram essa oportunidade, consiga reingressar na vida civil da melhor forma possível”, destacou. Ele também ressaltou as aptidões desenvolvidas no programa +Soldado Cidadão. “Estamos entregando à sociedade uma pessoa que passou por seleção física e médica, recebeu treinamento pautado em disciplina, pontualidade, compromisso, boa convivência e respeito aos companheiros. São atributos socioemocionais fundamentais no mercado de trabalho”, afirmou.

Inicialmente, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social realiza uma triagem e encaminha os participantes para vagas diretamente com as empresas presentes na feira, entre elas a Grefortec, Artestampo, Conterra, Arauterm, e outras companhias do setor industrial, comercial e de serviços.
Entre os participantes, estava o soldado Iago Azi Machado, de 19 anos, que buscou informações sobre os cursos EJA do Sesi-RS para concluir o ensino médio. “Posso aproveitar essa oportunidade porque a carga horária das aulas é menor e não tenho a sobrecarga de matérias acumuladas dos anos anteriores. Além disso, tenho a chance de sair com um curso profissionalizante”, afirmou. Ele pretende seguir carreira de veterinário ou zootecnista.

O soldado Bruno Soares Pereira, também com 19 anos, procurava estágios não obrigatórios, já que cursa técnico em enfermagem. “Na área da saúde, muitas vezes se exige experiência, ou pelo menos é muito importante, porque vamos lidar diretamente com pessoas, com vidas. Essa é uma forma muito boa de começar e também agrega no currículo”, destacou. Ele pretende concluir o técnico e futuramente cursar enfermagem ou medicina.

O Estação Empregar Verde Oliva é um desdobramento do programa +Soldado Cidadão, que promove formação técnica e inserção profissional para jovens que cumprem o serviço militar obrigatório. A iniciativa conta com investimento de R$ 12,6 milhões e oferece cursos gratuitos de aperfeiçoamento e qualificação, garantindo habilidades técnicas e ampliando oportunidades de emprego. A meta é matricular 10 mil participantes até 2027, fortalecendo sua preparação para o mercado de trabalho.


Sistema FIERGS | Comunicação - Gerência de Comunicação Institucional | Foto: Dudu Leal

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE