A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) realizou, na tarde de sábado (08/06), o encerramento oficial do ponto de arrecadação de medicamentos e insumos médicos na sua sede. O evento contou com a presença do secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, e do presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., que celebraram o sucesso da campanha de doações.
Desde o dia 9 de maio, a sede da AMRIGS tornou-se um Centro de Recebimento e Distribuição de medicamentos e insumos, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal da Saúde, a Secretaria Estadual da Saúde e o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS). Em pouco menos de um mês, a iniciativa conseguiu arrecadar 150 toneladas de doações, que agora serão distribuídas para as entidades que estão acolhendo vítimas das enchentes em todo o estado.
“A campanha foi um exemplo de solidariedade e eficiência. A AMRIGS executou um trabalho maravilhoso nas últimas semanas”, destacou o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter.
Ele reforçou a importância da colaboração entre as entidades públicas e a sociedade civil para a realização de ações de grande impacto social e mantém o pedido de doações.
“Estamos voltando aos nossos locais de origem para unidades de saúde e precisaremos da ajuda de todos. Agora essas doações serão concentradas no Governo do Estado e na Secretaria Municipal de Saúde para podermos distribuir nos pontos atenderemos?”, completa.
O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., ressaltou o sucesso da iniciativa e enalteceu o esforço de todos os envolvidos no apoio às vítimas das enchentes.
“Agradeço a todos os voluntários, médicos, acadêmicos e profissionais de saúde que estiveram conosco nesse período desafiador, mas gratificante, de solidariedade ao povo gaúcho. Também agradeço à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre pela confiança e pelo apoio incondicional!”.
Agora, o foco é direcionar esses medicamentos para quem realmente precisa, garantindo que a ajuda chegue de forma eficiente e rápida aos locais mais afetados.
Segurança e qualidade das doações
As voluntárias Dra. Luciana Figueiredo e a farmacêutica Priscila Moroto lideram a triagem e organização dos medicamentos e insumos desde o início da campanha, destacando a importância desse processo para garantir a eficiência na distribuição das doações.
“Nossa triagem inicial é bastante meticulosa. Primeiro, verificamos se o produto está dentro da validade. Em seguida, avaliamos se há alguma avaria ou violação que possa comprometer a qualidade do produto. Caso o medicamento não esteja conforme os padrões de qualidade, realizamos o descarte adequado. Os demais medicamentos estão sendo organizados para serem distribuídos ao longo do tempo para hospitais, abrigos e prefeituras”, explica a Dra. Luciana Figueiredo.
“Nosso trabalho é realizado por uma equipe médica e farmacêutica altamente qualificada, que se dedica a assegurar que os medicamentos e insumos cheguem diretamente a quem precisa. Diante da urgência e da gravidade da situação, é extremamente gratificante ver o impacto positivo que nosso esforço tem na vida das pessoas que perderam tudo de um dia para o outro”, afirma a farmacêutica Priscila Moroto.