stemOS, pioneira em robótica educacional no Brasil, leva representação brasileira ao torneio mundial

Maior evento do setor no mundo, FIRST Championship terá a participação de 13 equipes brasileiras que contam com o apoio da empresa. Evento acontece entre os dias 17 e 20 de abril em Houston (EUA)

 

A stemOS, empresa gaúcha de Novo Hamburgo e pioneira em robótica educacional no país, estará presente no principal evento do setor no mundo, o FIRST Championship. Organizado pela instituição global FIRST® (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), o torneio mundial de robótica reunirá equipes de diversos países entre os dias 17 e 20 de abril em Houston, nos Estados Unidos, para competir pela melhor colocação em cada uma das categorias. Do Brasil, 13 times participarão da competição, sendo um deles do Rio Grande do Sul e, para isso, eles contarão com o suporte da stemOS durante todo o processo de preparação, desde apoio com os equipamentos até auxílio na obtenção do visto americano.

A robótica educacional propõe uma abordagem de ensino ativo e multidisciplinar chamada STEAM, que integra as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Humanidades e consciência ambiental. Assim, a competição mundial engloba uma ampla gama de categorias, incluindo a FIRST® Robotics Competition (FRC) e a FIRST® Tech Challenge (FTC). Ambas as divisões terão a participação de equipes brasileiras compostas por estudantes do ensino médio, como Robonáticos #7565 (FRC), Amigos Droids #17792 (FTC), Infinity BR #8882 (FRC), Octopus #7567 (FRC), Tech Zeus #22708 (FTC), EVEREST #23060 (FTC) e Under Control #1156 (FRC) -esta última, representando o Rio Grande do Sul.

“O FIRST Championship é o maior evento de robótica educacional do mundo. Ele é um torneio estratégico para a stemOS, pois é onde todos os principais fornecedores de equipamentos estão”, destacam os sócios Filipe Ghesla, Daniel Hanauer e Bruno Nunes Toso. De acordo com eles, a competição é essencial para explorar inovações, entender as tendências do mercado e conhecer as novidades lançadas para a próxima temporada. “É onde apresentamos o cenário da Robótica Educacional no Brasil para o mundo, mostrando o crescimento e expressão que nosso país tem neste segmento”, explicam.

Participando do mundial desde 2014 como competidores e desde 2019 como empresa, a stemOS se prepara para fazer a cobertura das atividades da delegação brasileira, auxiliando as equipes a se prepararem para a competição e fornecendo suporte com equipamentos e demais processos. “A expectativa sempre é alta, o evento é conhecido como o ‘Super Bowl da robótica’, então poderemos ver in loco as melhores equipes do mundo jogando para definir quem serão os campeões mundiais”, enfatizam.

Além disso, a empresa auxilia na montagem do evento, processo que acontece nos dias anteriores ao início das competições. “Nosso papel é comunicar para o Brasil os bastidores do torneio, trazendo uma experiência de vivência para aqueles que não estarão lá”, sinalizam os gestores.

Já do ponto de vista do negócio, eles esperam prospectar novos fornecedores e garantir a continuidade e crescimento da robótica educacional no Brasil para a temporada 2024-2025. “Nós temos diversas reuniões de alinhamento e prospecção com o objetivo de trazer para o Brasil os melhores produtos disponíveis. Afinal, é lá que podemos aprender mais para reproduzir aqui em nosso país”, finalizam.

 

Mundial de robótica busca celebrar a metodologia STEAM

O FIRST Championship é uma iniciativa da organização global FIRST® (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). A instituição sem fins lucrativos busca preparar crianças e jovens para o futuro por meio de um conjunto de programas de robótica inclusivos.

Assim, o evento internacional busca celebrar a metodologia STEAM através de uma competição que capacita os indivíduos a enfrentarem os desafios do amanhã. O evento é culminante da temporada de competições juvenis de robótica em todo o mundo e a qualificação para ele varia de acordo com o programa de cada país.

No Brasil, as equipes se classificaram no Festival SESI de Educação 2024, que aconteceu entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março, em Brasília. Na ocasião, quase 2 mil competidores concorreram nas categorias FIRST LEGO League (FLLC), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotic Competition (FRC) e F1 nas Escolas (F1). O evento foi realizado pelo SESI, com o apoio da stemOS, fornecedora estratégica para a instituição nas categorias voltadas ao ensino médio (FTC e FRC).

 

Sobre a stemOS: em 2012, a stemOS nasceu para levar a robótica educacional ao próximo nível no Brasil, fomentando e trazendo ao país materiais para categorias de competição que até então não existiam aqui. Atualmente, a empresa é importadora e distribuidora exclusiva de materiais para competições da FIRST® no Brasil e realiza a gestão desses equipamentos no país. Além disso, a stemOS também é uma fornecedora estratégica para o SESI, realizando a distribuição dos materiais importados para competições e eventos, além de estar à frente do planejamento e da organização de eventos de robótica educacional.


Assessoria de Imprensa – Talenttare | Fotos: CNI

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE