Alguns setores, como o de madeira, já enfrentam consequências como férias coletivas e demissões
À medida que ocorre o impacto das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos, que afetam exportações estratégicas do Brasil, empresas e conselhos de administração precisam tomar decisões rápidas para minimizar perdas e preservar empregos.
Em meio a esse cenário, especialistas destacam que os conselhos de administração têm papel essencial, mas não devem ultrapassar os limites de sua função.
Renata Vilenky, mentora, palestrante e associada da Conselheiros TrendsInnovation, ressalta: “O conselho não substitui os executivos, mas garante que a resposta da empresa esteja alinhada com seus princípios, valores e visão de longo prazo, bem como com o dever fiduciário perante acionistas e demais stakeholders. A integridade também passa pela coragem institucional de se posicionar com clareza e consistência.”
O impacto das tarifas pode ser expressivo: de acordo com um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontam para uma perda superior a US$ 5 bilhões no agro, comprometendo empregos e pequenas empresas; a indústria madeireira, que exporta metade de sua produção para os EUA, corre risco de precisar redirecionar seus produtos; e o setor de plásticos pode ter até 20% das exportações afetadas, com consequências financeiras e risco de inadimplência.
Para Renata Vilenky, conselhos bem estruturados devem apoiar a diretoria na reavaliação da cadeia de valor, construção de cenários e definição de respostas estratégicas, sempre baseadas em dados confiáveis, garantindo governança sólida e decisões coerentes em momentos de crise.
“É momento de acalmar os ânimos, pensar estrategicamente e sentar-se à mesa para negociar. As empresas precisam estruturar-se para proteger o mercado interno e explorar novas oportunidades diante das mudanças tecnológicas e industriais em curso. A diplomacia e a imparcialidade do Brasil são fundamentais para que o setor privado, já estruturado, e os pequenos e médios empresários permaneçam competitivos”.
Sobre a Associação dos Conselheiros TrendsInnovation (CT)
A Associação dos Conselheiros TrendsInnovation (CT) é uma comunidade exclusiva formada por mais de 120 profissionais com ampla experiência como executivos e empresários. Com foco em Macrotendências, Tendências Comportamentais e de Negócios, a CT apoia Conselheiros e C-levels em suas jornadas de desenvolvimento, ajudando-os a aprimorar habilidades e aplicar estratégias de inovação de forma assertiva e sustentável.
Com atuação em empresas de diferentes portes e segmentos — de startups e scaleups a grandes corporações e empresas familiares — a CT fundamenta sua missão em princípios de ética, sustentabilidade, igualdade, diversidade e inclusão. Seu propósito é transformar organizações e gerar impactos positivos para a sociedade e para as pessoas, preparando-as para o futuro.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br