Terceira parada da Jornada de Inovação destaca papel crucial das pequenas e médias indústrias para a cadeia tecnológica brasileira

Após passar por Caxias do Sul, São Leopoldo e Porto Alegre, iniciativa ruma à última etapa, em Passo Fundo


A terceira parada da Jornada Nacional de Inovação da Indústria reuniu líderes industriais, empresários, autoridades e representantes, nesta terça-feira (5), na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), em Caxias do Sul, para debater os rumos da transição ecológica e digital no Rio Grande do Sul, com o foco no papel fundamental das pequenas e médias indústrias (PMIs) no fortalecimento da cadeia tecnológica brasileira. “Essas empresas precisam ser protagonistas nesse cenário, pois, só no Rio Grande do Sul, representam mais de 90% das fábricas. A inovação nelas não é apenas uma resposta ao futuro, é a solução para os desafios do presente. Então, a Jornada tem se mostrado um ótimo local para darmos voz às dores do setor e encaminhá-las para suas respectivas soluções”, afirmou o vice-presidente do Sistema FIERGS e presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, representando o presidente Claudio Bier na abertura do encontro.

A iniciativa é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria, no Rio Grande do Sul, com o Sistema FIERGS. A Jornada percorrerá todos os estados brasileiros, preparando-os para o 11º Congresso de Inovação, em março de 2026, em São Paulo. “Não dá mais para esperar. Esse é um dos maiores aprendizados que já podemos tirar com a Jornada. O futuro começa no presente, ou seja, a inovação exige urgência. As empresas precisam agir agora para prosperar”, explicou o diretor técnico do Sebrae-RS, Ariel Berti.

O diretor da HT Micron, Willyan Hasenkamp, apresentou o case da empresa e compartilhou sua experiência à frente dos desafios da organização, desde o projeto até a consolidação. “É sobre agir, errar e tentar novamente”, disse. Ele revelou que 90% dos chips mais avançados do mundo são produzidos por uma única estatal de Taiwan, fato que mostra a falta de concorrência nesse mercado. Contudo, Hasenkamp destacou que o Brasil tem totais condições de ser uma potência nesse segmento, à exemplo do trabalho realizado na HT Micron. “Precisamos passar por uma transformação tecnológica radical, tendo a Indústria como protagonista, a academia fazendo a ligação com o conhecimento e os governos acelerando o processo por meio de políticas públicas. Somos um país extremamente criativo e repleto de talentos, nos falta é projeto e união”, afirmou.
A programação da manhã também contou com a participação do superintendente de inovação e desenvolvimento do Tecnopuc, Jorge Audy, para mediar o painel Desafios e oportunidades da transição Ecodigital no RS. A atividade contou com a participação de representantes das empresas Randoncorp, Bomatech e Inova Sistemas.

Finalizando a agenda, ocorreram apresentações com as empresas de tecnologia Nora Biotecnologia, DBLockNano e ICT-Itec, que mostraram seus principais projetos. Além disso, ocorreram dois workshops simultaneamente – um sobre o acesso a iniciativas de fomento à inovação e o outro sobre a gestão da inovação.


ÚLTIMA PARADA
Depois de já ter realizado o evento em São Leopoldo e em Porto Alegre, o Rio Grande do Sul ainda será palco de mais um encontro após a edição de Caxias do Sul. No dia 12, ocorrerá em Passo Fundo, no Instituto Aliança. Após Santa Catarina e Paraná também passarem pelas etapas estaduais, os gaúchos definirão seus representantes para o encontro da Região Sul, que ocorrerá, em Florianópolis, entre os dias 11 e 12 de setembro. No total, estão previstos 27 encontros estaduais e cinco regionais, culminando no 11º Congresso de Inovação, realizado pela CNI. Inscrições para a próxima etapa devem ser feitas pelo link https://www.fiergs.org.br/evento/jornada-nacional-de-inovacao-da-industria-passo-fundo.

Outras informações no Núcleo de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) pelo e-mail inovacaors@ielrs.org.br ou por telefone (51) 99348-3474.


Sistema FIERGS | Comunicação – Gerência de Comunicação Institucional | Foto: Leonardo Dalla Porta

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE