Treinamento ensina o que fazer em emergências com foco em acidentes com produtos perigosos no trânsito

  • 11 de outubro de 2023
  • Sol FM

Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as normas pertinentes ao transporte de produtos perigosos, especialmente em casos de acidentes

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul (SETCERGS) promove o curso “Atendimento a Emergências: Primeiras Ações no Local”, que será ministrado pelo instrutor Gilberto Cheiran. A capacitação está marcada para o dia 17 de outubro de 2023, das 9h às 12h, na sede do SETCERGS, e visa fornecer aos participantes as diretrizes essenciais para lidar com emergências envolvendo o transporte de produtos perigosos.

A programação vai abordar as responsabilidades perante as autoridades, o apoio técnico aos envolvidos e a mitigação dos riscos. Além disso, será discutido o custo das infrações em caso de danos ambientais.

Durante o treinamento, serão apresentadas situações práticas em que a intervenção dos responsáveis junto às empresas desempenhou um papel fundamental na minimização de danos e na prevenção de ações predatórias em acidentes envolvendo produtos perigosos. Também serão detalhadas as responsabilidades durante o atendimento e o tratamento subsequente, levando em consideração as normas vigentes, as demandas dos clientes, fornecedores e o mercado, visando a redução dos riscos para as pessoas, veículos, instalações e meio ambiente.

As inscrições podem ser feitas através do link https://www.sympla.com.br/evento/atendimento-a-emergencias-primeiro-no-local/2180011?utm_campaign=duplicado_de_treinamento_atendimento_a_emergencias__primeiras_acoes_no_local_-_convite&utm_medium=email&utm_source=RD+Station 

Conteúdo Programático

1 – Apresentação de eventos envolvendo o transporte de produtos perigosos.2 – Legislação aplicada ao transporte de produtos perigosos:– Normas da ANTT – Decreto 96.044, atualizado pela Resolução 5.998, que entra em vigor em 01/06/2023, que atualizou e unificou o regulamento, com mudanças importantes, reforçando as responsabilidades do embarcador, transportador e destinatário.

3 – Atuação dos responsáveis durante o evento e após.3.1 – Responsabilidade do expedidor/embarcador.3.2 – Elaboração do PAE.3.3 – Elaboração do relatório do simulado com investigação e plano de ação.4 – Causas mais frequentes.5 – Aplicação e penalidades.


PlayPress | SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul | Redação e Coordenação: Marcelo Matusiak | Foto: Divulgação
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM