União de esforços pelo transplante de medula

Todos os anos, centenas de vidas são salvas graças ao transplante de medula óssea (TMO). Considerado o terceiro tipo mais realizado desse procedimento no Brasil, o tratamento substitui o tecido doente por células saudáveis do próprio paciente ou de um doador. E, com isso, são tratadas graves enfermidades, como a leucemia e linfomas.

Inteiramente coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), esse transplante é um desafio para as instituições de saúde em função de seu alto custo e complexidade. São necessárias estruturas físicas adequadas e equipes multidisciplinares treinadas e especializadas, capazes não apenas de lidar com o procedimento, mas com os diferentes tipos de TMOs.

Diante desse cenário, foi criado o projeto Mais TMO. Realizada pelo Hospital Moinhos de Vento por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, a iniciativa qualifica os processos de transplante de medula no sistema público. O trabalho envolve estudos de avaliação econômica para compreender os custos operacionais do tratamento, produção de materiais de apoio para tomada de decisão e capacitação das equipes SUS vinculadas ao transplante.

Em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Moinhos realizou 28 transplantes desde dezembro de 2016. Na instituição, os pacientes foram acompanhados por um amplo período – da avaliação ambulatorial até cem dias após o TMO. Além disso, o programa promoveu quatro cursos de capacitação para dezenas de profissionais do SUS na região Sul. As experiências em aula e os procedimentos resultaram em manuais para o manejo dos transplantados, bem como protocolos de atenção e avaliação disponibilizados ao Ministério da Saúde.

Somadas aos estudos econômicos, as iniciativas auxiliarão na qualificação a médio e longo prazo do programa de TMO. Também ajudarão na definição de políticas e investimentos para ampliar o acesso desse transplante à população. Notícias positivas que permitirão maior qualidade e menor espera para os pacientes de todo o Estado e do país.

Dra. Claudia Caceres Astigarra 
Coordenadora da Unidade de Internação Onco-Hematológica do Hospital Moinhos de Vento

Julian de Souza
Jornalista

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE