A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que dispõe do imunizante contra a febre amarela. A vacina deve ser feita em crianças aos nove meses de idade, com um reforço aos quatro anos, em adultos até os 59 anos e em pessoas acima de 60 anos, estes com a apresentação de laudo médico.
As pessoas devem procurar as salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde Piazito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h; da UBS Santa Terezinha e UBS Mundo Novo, nas quartas-feiras, pela manhã, das 8h às 12h e da UBS Empresa, na quarta-feira, das 13h às 17h. Para a vacinação é necessária a apresentação da carteira vacinal e do cartão do SUS.
Segundo a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, os macacos não transmitem a febre amarela. “Só o mosquito transmite a febre amarela, macacos servem como sentinelas, pois quando infectados adoecem e morrem alertando que a doença está na região. Caso encontrem macacos doentes ou mortos comuniquem a vigilância ambiental pelo telefone 51 3541-9322”, menciona.
Febre Amarela
A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos transmissores infectados. No ciclo silvestre, os mosquitos do gênero Haemogogus e Sabethes transmitem o vírus sendo os macacos os principais hospedeiros. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus, a outros macacos e ao homem. A infecção humana ocorre quando uma pessoa não vacinada circula em áreas de mata e é picada por um mosquito infectado. No ciclo urbano a pessoa com febre amarela é a principal fonte de infecção para o Aedes aegypti, o mesmo que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika. A doença se manifesta entre 3 e 6 dias depois da picada do mosquito apresentando febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas e musculares, náuseas, vômitos, fadiga, fraqueza e pele e olhos amarelados.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br