Evento segue até quinta-feira (7) em Bento Gonçalves
Espaço de negociações, lançamentos e networking, a Fimma Brasilé também palco de tecnologias que trazem novas soluções para as atuais demandas da indústria moveleira. O evento segue até a quinta-feira (7) em Bento Gonçalves com a projeção de movimentar R$ 1,74 bilhão em negócios e atingir a marca de 15 mil visitantes profissionais. Nos corredores da estrutura de 58 mil metros quadrados (o dobro em relação aos últimos anos) estão máquinas, serviços e produtos oferecidos por mais de 300 expositores nacionais e internacionais.
Nesta edição da Fimma, há espaço também para as marcas trazerem soluções imersivas aos visitantes. Pela primeira vez com a nova identidade, a Koria levou ao público uma experiência inédita e interativa: a empresa apresenta ao vivo as etapas do processo de pintura moveleira, incluindo a operação da cabine pressurizada. A proposta é mostrar, de forma didática e aplicada, a cabine ideal para cada tipo de pintura, associada ao equipamento de aplicação mais indicado para o processo. Além disso, é possível conhecer o ecossistema completo que envolve uma pintura eficiente e segura, como sistemas de exaustão, filtragem, EPIs e acessórios que tornam o ambiente mais produtivo e sustentável. “É o momento de mostrar ao mercado como evoluímos, mantendo a essência técnica e inovadora que nos trouxe até aqui. Fazer isso ao lado de nossos clientes e parceiros, apresentando soluções ao vivo, torna essa experiência ainda mais significativa”, afirma. Atualmente, a Koria conta com matriz em Caxias do Sul (RS), além de um centro de distribuição em Campinas (SP) e uma unidade produtiva de filtros em Araras (SP).
Logo ao chegar na Praça de Inovação, localizada no Pavilhão A, o visitante é impactado com um recepcionista moderno e eficiente. Trata-se de um dos robôs da Dalca Brasil, empresa de Bento Gonçalves. Se programado para tal, o equipamento pode conduzir o visitante até determinados estandes, além de carregar itens simples. A novidade costuma ser comercializada para restaurantes e outros empreendimentos de serviços. Ao lado dele, está operando outro robô que serve como auxiliar de carga em indústrias e hotéis. “Este robô pode ser programado para adentrar espaços até como elevadores, e suporta capacidade de até 100 quilos”, descreve Ricardo Fontana, comercial da Dalca Brasil. A empresa é conhecida por soluções em robótica e automação para indústria em geral.
Outra novidade que tem chamado a atenção do público logo na entrada da feira – e facilitado a experiência de quem está conferindo as palestras da Praça de Inovação – é a tecnologia Orya, uma ferramenta de inteligência artificial que faz a transcrição e resumo em tempo real das palestras. O conteúdo fica disponível após a apresentação e o visitante pode, inclusive, interagir com a inteligência artificial, enviando dúvidas ou solicitando resumos e publicações sobre o tema. A tecnologia pode ser replicada em indústrias, eventos e outras formas de uso pessoal, conforme explica o CEO da empresa, Moacir Subtil: “Ela fornece dicas em tempo real, ajudando a pessoa a conduzir da melhor forma uma reunião, uma entrevista de emprego ou um encontro com o time mesmo”.
Plataforma oferece soluções a lojistas e arquitetos utilizando Inteligência Artificial
Com cerca de 54 mil assinantes, a plataforma Refresher é um dos destaques da Fimma 2025 dentro do tema Inteligência Artificial. Por meio dela, arquitetos, designers, varejistas e fabricantes conseguem atender seus clientes com vasta otimização de tempo. “Com a Refresher, é possível realizar uma consultoria do cliente, sabendo que tipos de produtos e estilos ele mais gosta. A plataforma também permite o upload de uma imagem do ambiente que passará pela transformação. Com a consultoria e a foto, é gerada uma imagem impecável do projeto, extremamente visual, em poucos minutos“, explica André Menin, fundador da Refresher.
Além da otimização de tempo, a plataforma Refresher também proporciona mais assertividade na hora de fazer orçamentos e buscar clientes. “No nosso mercado, é comum ouvirmos relatos de lojas ou profissionais que demoram 15 dias para fazer um projeto. Nesse cenário, o cliente sai testando duas ou três possibilidades. As lojas que acabam perdendo o orçamento, perdem 15 dias de trabalho. Se a gente parar para pensar em saúde financeira, a plataforma ajuda também a entender quem é o perfil de cliente ideal e dedicar tempo a ele. Assim não se cria a ilusão de que é possível atender todo mundo, já que quem quer atender todo mundo, acaba não atendendo ninguém”, detalha Menin.
Bobbie Goods interativo aplicado na mobília infantil
Atendendo à crescente demanda por personalização e estímulo da criatividade nos consumidores, a Farben Tintas, empresa com 32 anos de mercado, lança na Fimma Brasil a estampa Colorir. Ela remete ao estilo Bobbie Goods, ursos que têm feito a alegria de crianças e adultos na hora de pintar. O diferencial desta tinta é que ela pode ser pintada e lavada, o que permite que o desenho possa ser feito de diferentes formas. Ela é ideal para ser aplicada em mobiliário infantil. “Nós temos a preocupação de estar sempre atento às tendências, e percebemos que existe a necessidade de algo que estimule a interatividade das pessoas com os ambientes. Como temos bastante envolvimento com tintas para o universo infantil, com acabamentos lúdicos, surgiu essa ideia do Colorir, que cria essa interação. Ele é um produto diferenciado que permite que seja feita a pintura sobre ele e depois a remoção com álcool 70%. A aceitação está sendo muito boa aqui na feira“, pontua Ilmar Broch, gerente comercial da Farben.
Sustentabilidade também é inovação
A Artecola tem envolvido os visitantes da Fimma com diversos lançamentos em adesivos e laminados. A empresa, que atua no segmento moveleiro há mais de 50 anos e participa da Fimma desde a primeira edição, produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, profissional ou doméstico.
Entre as novidades da marca na feira, está uma inovação exclusiva capaz de reduzir a geração de resíduos de MDF e MDP em 460 ton/ano. Trata-se da exclusiva tecnologia Ecofibra, com uma linha especialmente pesquisada e desenvolvida para o mercado moveleiro. A inovação sustentável dá novo destino ao pó de MDF e MDP, que eram resíduos enviados para coprocessamento e passam a ser matéria-prima para produzir partes de estofados.
União de processos em uma só máquina aumenta produtividade
Uma das inovações apresentadas no Pavilhão E da Fimma Brasil 2025 é o torno CNC com lixador integrado, uma solução que visa reduzir etapas do processo produtivo e aumentar a produtividade das indústrias moveleiras. O equipamento, desenvolvido pela marca italiana Bacci e representado no Brasil pela Unimac, permite entregar peças usinadas e já lixadas em um único processo automatizado. “Com a dificuldade crescente de encontrar profissionais qualificados para o lixamento e a necessidade de otimizar etapas na produção, as empresas estão buscando máquinas que reúnam várias funções em uma só. Esse torno CNC realiza a usinagem de peças orgânicas e já entrega o item finalizado, com lixação feita automaticamente”, explica Deyvi Santarosa, diretor da Unimac.
Além de ganhos em qualidade e padronização, a novidade elimina o risco de erro manual no acabamento, reduz a dependência de mão de obra e melhora o custo-benefício da operação. “Hoje, a questão central não é apenas o tempo do processo, mas sim a escassez de profissionais qualificados para determinadas funções. Essa solução fortalece o retorno do investimento em tecnologia”, reforça. Com sede em Bento Gonçalves (RS), a Unimac atende clientes em todo o Brasil e vem apostando em soluções de automação industrial para transformar o setor moveleiro nacional.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br