Vitrines Tecnológicas impulsionam inovação na Colheita do Arroz em Terras Baixas

  • 21 de fevereiro de 2025
  • Sol FM

Evento reúne produtores, técnicos e pesquisadores em Capão do Leão (RS) para apresentar soluções em manejo, irrigação, sementes e agroquímicos, fortalecendo a produção de arroz e soja

Uma das principais atrações da Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas – que está sendo realizada em Capão do Leão (RS) até esta quinta-feira, 20 de fevereiro, são as vitrines tecnológicas – lavouras demonstrativas do uso de inovações em nutrição de plantas, irrigação, sementes e agroquímicos. Desde a abertura do evento, no dia 18, centenas de produtores rurais, técnicos, pesquisadores e estudantes conheceram as 50 áreas experimentais instaladas na Estação Experimental da Embrapa Clima Temperado.

“Todo o ano, as empresas trazem os últimos lançamentos de cultivares de produtos agroquímicos, produtos biológicos, então as novidades são variadas. Também novas práticas de manejo, novos métodos de irrigação estão sempre presentes na nossa vitrine, cada vez mais”, explica o diretor técnico da Federarroz, André Mattos.

O especialista avalia que nesta edição do evento o destaque na visitação é a integração de várias tecnologias aplicáveis especialmente ao arroz e à soja. “A gente tem um sistema produtivo cada vez mais complexo que engloba, para o arroz, hoje, o Provisia (herbicida eficiente no controle das daninhas), o Maxace (tecnologia de sementes que ajuda a controlar o arroz vermelho e o capim arroz, sem prejudicar a cultura), o Full Page (sementes com tolerância a herbicidas do grupo químico das Imidazolinonas) e o Clearfield (um sistema de produção de arroz que tolera herbicidas e é usado para controlar plantas daninhas)”, informa.

Para a soja, estão em demonstração resultados do uso dos sistemas Enlist e Xtend, que une sementes e biotecnologia, herbicidas e genética, para o melhor manejo de plantas daninhas e lagartas; a soja IPRO, variedade tolerante ao glifosato e que é capaz de proteger as lavouras de insetos que se alimentam das raízes das plantas; e a soja RR, igualmente resistente ao glifosato, e capaz de controlar ervas daninhas promovendo produtividade da lavoura. “São várias tecnologias convivendo lado a lado que o produtor consegue visualizar como manejar da melhor forma cada uma delas aqui na nossa vitrine”, valoriza Mattos.

O diretor da Federarroz ainda comemora a alta procura pelas novidades da vitrine. “Estamos batendo mais uma vez recordes de público, a gente vê a cada ano o crescimento no interesse pela nossa feira e para nós é motivo de muito orgulho, e também é um desafio enorme apresentar cada vez mais novidades”, avalia.

A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( Senar), além do Patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e apoio da Prefeitura Municipal de Capão do Leão. O evento tem como tema “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho – Uma Visão de Futuro”. Mais informações pelo site colheitadoarroz.com.br.


AgroEffective | Assessoria de Comunicação da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) | Foto: Paulo Rossi/Divulgação | Texto: Redação AgroEffective

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE