2ª Flitaq mobiliza cerca de 6 mil pessoas em Taquara e destaca intercâmbio cultural entre Brasil e Angola

  • 14 de novembro de 2025
  • Sol FM

Programação gratuita levou grandes nomes da literatura a centros culturais, escolas e praças durante sete dias de evento

A Festa Literária Internacional de Taquara, Flitaq, encerrou sua segunda edição celebrando a diversidade, o afeto e o diálogo entre diferentes culturas. Realizada de 5 a 11 de novembro pelo Sesc/RS e pela Prefeitura de Taquara, com apoio cultural da Faculdades Integradas de Taquara, Faccat, a programação gratuita reuniu cerca de 6 mil pessoas em atividades que ocuparam praças, escolas e centros culturais do município.

Com o tema “Entre Palavras e Paixões”, o evento reforçou sua vocação como espaço de formação, encontro e troca literária. A edição deste ano ampliou o alcance internacional da Flitaq ao destacar a literatura angolana, representada por Ondjaki, um dos autores mais influentes de língua portuguesa, e por Kanhanga, que aproximou o público de uma produção marcada pela oralidade, pela música e pela performance. Entre os nomes brasileiros presentes estiveram Letícia Wierzchowski, Natália Borges Polesso, Werner Schünemann, Eliane Marques, José Falero, Julia Dantas, Tino Freitas e Duda Falcão, que participaram de mesas de debate, rodas de conversa, oficinas e ações formativas. A circulação de editoras e livrarias reforçou o compromisso do evento com a promoção da leitura e com o fortalecimento do mercado do livro.

Durante sete dias, o público acompanhou exposições, lançamentos, saraus, painéis e atividades de mediação de leitura. O encerramento ficou por conta do show de Chico César, que levou seu formato voz e violão ao Centro de Eventos da Faccat, marcando a celebração dos 30 anos do álbum “Aos Vivos”.

Com presença internacional, grande adesão do público e programação diversa, a Flitaq se afirma como um dos eventos literários mais relevantes do Rio Grande do Sul, fortalecendo Taquara como cidade promotora da leitura e da circulação de ideias. “A Flitaq consolida Taquara como um ponto de encontro entre diferentes expressões literárias. Nesta edição, reforçamos a importância da literatura como ferramenta de diálogo e aproximação entre culturas. É gratificante ver a comunidade ocupando os espaços, participando das atividades e reconhecendo seu papel na construção de um ambiente cultural vivo e plural”, destacou a diretora do Sesc Taquara, Fabiane Oliveira.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.


Moglia Comunicação Empresarial | Foto: Bruna Letícia

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE