OAB-RS deve adotar o Largo dos Açorianos em Porto Alegre

  • 31 de outubro de 2019
  • Sol FM

De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, a seção gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) deve adotar o Largo dos Açorianos, no Centro da Capital. Única entidade a manifestar interesse, a Ordem encaminhou na quarta-feira, 30 de outubro, um ofício à Prefeitura. A sede da entidade fica em frente ao espaço público.

Se for aprovada, a adoção será compartilhada com a Caixa de Assistência dos Advogados. Conforme a prefeitura, ainda não há previsão para a assinatura do contrato. O interesse foi manifestado horas depois do fim do prazo estipulado pelo edital de chamamento público, que havia sido publicado em 27 de setembro, pouco mais de um mês após sua reinauguração.

O presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, afirma: “Sempre colaboramos com a praça, que é patrimônio histórico da Capital. Ao cuidar e manter o espaço revitalizado, a Ordem pensa na saúde e no lazer, tanto dos advogados e advogadas, quanto da população”.

A proposta da entidade será encaminhada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). Se for aprovada, a OAB terá o direito de adotar o largo por um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um.

Entre os serviços exigidos para o adotante estão corte de grama, manutenção dos canteiros, limpeza dos espelhos d’água, varrição e recolhimento de lixo, manutenção preventiva das bombas hidráulicas e instalação de sinalização de educação ambiental.

Conheça a história do local

Em 1825, no governo de Visconde de São Leopoldo, foi construída uma ponte de madeira para travessia do Arroio Dilúvio, na sua foz junto ao Guaíba. Depois de repetidos danos e reconstruções, essa ponte inicial foi substituída por uma ponte de pedra, entregue em 1848.

Nos anos 1970, com as modificações urbanas, foi feito um lago para ambientar a antiga ponte. Esse projeto, em conjunto com o monumento, recebeu a denominação de Largo dos Açorianos, em homenagem aos fundadores de Porto Alegre. Conhecido como Ponte de Pedra, o monumento foi tombado como Patrimônio Cultural da cidade em 1979.


Foto: Alex Rocha Fonte: G1

0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM