A Casa Rolante da Colônia, inaugurada em 2005 como um balcão de negócios dos produtores rurais do município, ao longo dos 16 anos de atividades tornou-se, também, um centro de informações turísticas de Rolante e referência para outros municípios gaúchos quando o assunto é organização e trabalho realizado em parceria entre Poder Público, entidades e produtores rurais.
Interessados em conhecer um pouco do funcionamento, da organização e como a Casa tornou-se “um case de sucesso”, um grupo de produtores rurais, artesãos, proprietários de agroindústrias de São Pedro da Serra e de Barão, acompanhados por vereadores, secretários municipais da Agricultura e por extensionistas da Emater destes municípios, estiveram em Rolante na manhã desta terça-feira, 19.
A Casa Rolante da Colônia é resultado desta parceria entre a Prefeitura de Rolante, através da Secretaria da Agricultura, Emater, produtores rurais, artesãos, Associação de Cuqueiros e Cuqueiras de Rolante, entre outras entidades.
“O nosso foco é unir forças para fazer com que todos possam comercializar seus produtos de forma correta, através da legalização das agroindústrias, que cada um possa ver o resultado do seu trabalho e, consequentemente, ajudar a divulgar e desenvolver cada vez mais as potencialidades de Rolante”, salienta a chefe do Escritório da Emater em Rolante, Janelise Wastowski.
Durante a visita, o grupo fez vários questionamentos, buscando informações que possam auxiliar na implantação de um Centro Regional de Comercialização da Agricultura Familiar em São Pedro da Serra.
A coordenadora da Casa Rolante da Colônia, Rosane Linden Spindler, falou obre a importância da organização, do suporte técnico permanente da Emater, do apoio da Prefeitura de Rolante e do bom atendimento a todos que chegam à Casa, para que se sintam acolhidos e tenham vontade de retornar.
O secretário da Agricultura, Jair Silva, falou sobre a necessidade de ter um entendimento entre todos, sobre ter um diálogo aberto entre a Administração Pública e todos os envolvidos na Casa Rolante da Colônia.
Na oportunidade, Eduardo Timmen, representando o Escritório de Contabilidade Timmen, deu várias informações sobre a necessidade da legalização das agroindústrias e da organização dos produtores e artesãos em forma não apenas de associação, mas de empresa, para que possam, assim, ampliar a comercialização dos produtos.
A comitiva dos visitantes foi composta, também, pelos vereadores de São Pedro da Serra, Graciele Werner e Patrício Hanauer, secretário de Agricultura de São Pedro da Serra, Leonardo Löff, secretário de Agricultura de Barão, Laudir Abel, extensionistas da Emater de São Pedro da Serra, Carla Baungarten e Teresinha Stein, extensionista da Emater de Barão, Márcia Bondan, e pelos representantes da Unidade de Cooperativismo da Emater, em Porto Alegre, Cláudio Nadler e Luciana Muszinski.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br