Consolidada no cenário nacional, prova é uma importante ferramenta para seleção de candidatos a Programas de Residência Médica
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) deu início ao planejamento de ações para aplicação da Prova AMB/AMRIGS em 2022. O processo seletivo, que completou recentemente 50 anos de existência, tem um histórico de competência na sua elaboração.
A banca organizadora da Prova possui uma formação plural e qualificada, com participação de representantes de diferentes Faculdades de Medicina. Essa pluralidade permite uniformidade e contempla singularidades de todas as regiões e modelos de ensino, de modo que a característica da prova reflita, de maneira mais adequada, o perfil da formação dos médicos.
“Entre as medidas que estão sendo tomadas para o processo de melhoria contínua da aplicação da Prova está a realização de reuniões com coordenadores de cada associação parceira da prova: Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Associação Catarinense de Medicina (ACM) e Associação Médica de Mato Grosso do Sul (AMMS)”, afirma o coordenador da Prova AMRIGS, Antonio Carlos Weston.
Credenciadora de egressos de universidades de Medicina nacionais e internacionais, a Prova AMB/AMRIGS avalia o conhecimento médico em duas modalidades de exame. A primeira é o acesso direto, composta por 100 questões que versam sobre as cinco grandes áreas de conhecimento da Medicina: clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e saúde da família. Esta modalidade destina-se aos alunos que, após a conclusão da faculdade, podem ingressar diretamente nos programas.
Já o segundo tipo possui 30 questões e serve como seleção para programas de Residência Médica que exigem pré-requisito. É o caso do candidato que fez uma residência e deseja a subespecialidade.
O diretor Científico e Cultural da AMRIGS, Guilherme Napp, ressalta que a Prova é uma tradição para a instituição e para os estudantes de Medicina do nosso estado.
“É o exame mais utilizado em processos seletivos para Residência Médica, e nos últimos anos, ganhou espaço pela sua reconhecida qualidade em avaliar conhecimento médico. Estamos em constante busca para que se torne ainda melhor e mais abrangente”, disse.
O diretor de Finanças da AMRIGS, Breno José Acauan Filho, considera a prova um divisor de águas na carreira médica.
“É uma prova elaborada com muito cuidado e que sempre tenta fazer com que o aluno que está saindo da faculdade de Medicina, entre bem preparado para uma Residência Médica, seja qual for a sua especialidade. O saber é algo muito importante e a prova é um instrumento fundamental para que esse processo aconteça, de modo que tenhamos capacidade de disponibilizar para a sociedade os melhores profissionais”, destaca.
A chancela da Associação Médica Brasileira (AMB) significa o reconhecimento à qualidade e excelência do trabalho desenvolvido com a Prova AMRIGS.
“Com abrangência nacional, a Prova AMB/AMRIGS é aplicada em diversos estados. Mais de 60 mil candidatos já fizeram a prova que conta com a chancela da AMB”, afirmou o presidente da AMB, César Eduardo Fernandes.
A prova foi realizada pela primeira vez no dia 31 de maio de 1971. Na sua primeira edição foram 130 inscritos, sendo 100 da capital e 30 do interior do estado do RS. Hoje, são mais de cinco mil inscritos em seis estados brasileiros.
O edital deste ano, previsto para setembro, e outras informações da Prova AMB/AMRIGS estarão disponíveis no site www.amrigs.org.br/prova
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br