Cirurgias ao vivo e debates de especialistas marcam retomada de eventos internacionais na AMRIGS

Bariatric Endoscopic Surgery Trends – B.E.S.T, evento referência mundial em cirurgia bariátrica e endoscopia, retorna a Porto Alegre após 15 anos e “reinaugura” Centro de Evento da AMRIGS

Depois de 15 anos, o Bariatric Endoscopic Surgery Trends – B.E.S.T, evento referência mundial em cirurgias bariátricas e endoscopia retornou a Porto Alegre. O primeiro dia de congresso, que aconteceu nesta quinta-feira (09/06), também representou a retomada dos eventos internacionais na AMRIGS após as restrições impostas pela pandemia da COVID-19.

Na cerimônia de abertura, o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Gerson Junqueira Jr., deixou clara a emoção de rever o teatro cheio e destacou a importância do encontro com diversos especialistas. “Nós precisamos nos reinventar e nos modernizar. Esse evento faz parte disso. A AMRIGS, além de divulgar conhecimento técnico e científico, é palco de debate e posicionamentos políticos da comunidade médica”, afirmou.

Também no bloco inicial, o idealizador do B.E.S.T, o médico Nilton Kawahara, explicou as razões de existir do congresso. “Esse evento não é para principiados e sim para os mais experientes neste tipo de procedimento. Nossa sigla traz a palavra Trend, pois ela se expande, não se limita”, reiterou.

O B.E.S.T é, reconhecidamente, o congresso mais importante do mundo do ponto de vista prático para os cirurgiões bariátricos. O coordenador regional do evento, Renato Souza, sintetizou a magnitude dos três dias de congresso. “Serão 18 cirurgias ao vivo, três robóticas, 22 médicos nacionais, 22 do Rio Grande do Sul e 36 de fora do país”.

As primeiras três, das 18 cirurgias ao vivo, aconteceram logo na programação desta quinta-feira com moderação do presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr. Os procedimentos, realizados em três salas cirúrgicas do hospital Divina Providência, foram: Bypass Gástrico, pelo médico Andrey Carlo; Sleeve Gástrico, com o médico chileno Camilo Boza; e uma cirurgia revisional, com o português Carlos Vaz. Todos tiveram sucesso.

Ao longo dos trabalhos, os médicos iam pontuando e explicando as particularidades de cada um dos três casos. A plateia era convidada a fazer questionamentos para os médicos da mesa de debate: a mexicana Adriana Liceaga, o venezuelano Guilhermo Borja, Luciano Neto, Luiz Carlos Bremm, o argentino Mariano Palermo, Rafael Jacques Ramos e Ricardo Baratieri.

Painéis debatem cenário 

Além das cirurgias ao vivo, o primeiro dia também contou com palestras de diversos profissionais referência na medicina brasileira. O médico Guilherme Campos apresentou os resultados da cirurgia bariátrica pelo mundo e como a mortalidade vem reduzindo ao longo dos anos, conforme os estudos avançam.

No segundo painel, o médico Carlos Eduardo Domene explicou o avanço da robótica neste segmento. “Robótica é cooperação, não é concorrência”, resumiu. Na sequência, a médica Luciana El Kadre pontuou o mecanismo de ação da cirurgia bariátrica e metabólica. “Diabetes, obesidade e bariátrica não são consequência um do outro, mas têm a mesma origem”. Ela também acrescentou o aspecto mental do procedimento.

Coube ao médico Áureo Ludovico de Paula abordar os fundamentos da cirurgia metabólica. “O cirurgião precisa entender que existe uma hierarquia”, ressaltou. A sessão da manhã foi finalizada com uma mesa redonda comandada pelo médico Sérgio Pioner sobre o “Estado da Arte na Cirurgia Bariátrica”.

No período da tarde, o médico Antonio Carlos Valezi comandou um simpósio satélite sobre as controvérsias dos procedimentos bariátricos e metabólicos. Depois, uma nova sessão de cirurgias ao vivo aconteceu. Desta vez, elas foram realizadas nos seguintes modelos: Duodenal Switch, com o idealizador do B.E.S.T, Nilton Kawahara; Interposição Illegal, com Alcides Branco; e o Sleeve Gástrico, com o coordenador Renato Souza.

Quem veio ao evento também pode passear pelos estandes montados pelos patrocinadores com exemplares de equipamentos inovadores na área da saúde. A edição de 2022 do B.E.S.T vai até a manhã do sábado (11/06) e é uma realização da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) com o Hospital Divina Providência. A programação completa pode ser conferida no site https://best.med.br/programacao-cientifica/best


PlayPress | AMRIGS | Redação: Vítor Figueiró – Coordenação: Marcelo Matusiak | Foto: Vítor Figueiró 

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE