Registrando recorde atrás de recorde, o Brasil alcançou o menor tempo médio para a abertura de uma empresa em toda sua história, sendo necessário apenas 1 dia e 2 horas para que o empreendedor brasileiro consiga ter sua empresa aberta
É o menor tempo médio já registrado na história! Em 2018, o tempo necessário para se abrir uma empresa era de 5 dias e 9 horas. Segundo dados do Ministério da Economia, em quase quatro anos, esse prazo só veio reduzindo, até registrar a marca de 1 dia e 2 horas.
Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o resultado atual representou uma redução de 59,4%. A diminuição do tempo para iniciar um empreendimento, com menos burocracia, é indicador da melhora do ambiente de negócios no País.
Em julho deste ano, Tocantins e Sergipe foram as unidades da federação mais rápidas na abertura de uma empresa: 14 horas. Na sequência ficaram Alagoas (15 horas),Espírito Santo e Goiás (16 horas), Amazonas, Mato Grosso e Pernambuco (17 horas) e Roraima (18 horas). No total, 14 unidades federativas apresentaram média de abertura de empresas inferior a um dia.
Entre as capitais, Recife foi a mais veloz na abertura de uma empresa em julho: 4 horas. Na sequência ficaram Maceió (6 horas), Cuiabá e Vitória (7 horas), São Paulo (8 horas), Aracaju, Curitiba, Salvador e Goiânia (9 horas).
O Mapa de Empresas mostra, ainda, que o Brasil encerrou julho com 19.862.765 empresas ativas, elevando assim, o número de novos empregos no País.
Governo Federal | Coordenação-Geral de Relacionamento – Subsecretaria de Imprensa / SECOM | Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo