Evento acontece de 13 a 15 de setembro no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre (RS)
As palestras do Congresso Mercofrio 2022, reuniram abordagens distintas para um grande problema: o cuidado com o meio ambiente. Na primeira atração da tarde, o convidado internacional, Henry Slack, alertou para fenômenos que estão em andamento. O aumento da precipitação pode levar ao aumento do risco de inundações e umidade em ambientes fechados e ao crescimento de mofo em ambientes fechados. A diminuição das chuvas ou secas podem levar a incêndios florestais que criarão partículas de poluição do ar que podem se infiltrar em ambientes fechados. Temperaturas extremas e tempestades podem levar as pessoas a ficar dentro de casa para se protegerem dos elementos e aumentar o uso de sistemas de aquecimento, ventilação e ar- condicionado (AVAC).
“Quando as condições forem severas, as pessoas irão desejar ficar dentro de casa. Há fumaça de incêndios florestais, tempestades severas e temperaturas extremas. A asma aumentou porque a qualidade do ar interior é afetada pelo ar externo e pelo clima. Esses são só alguns exemplos”, disse.
Outra pauta do dia foi a redução de fontes de contaminação interna, bem como tratamento de ar externo que estão entre as ações do Programa Nacional da Qualidade Interna do Ar – PNQAI. O assunto foi apresentado pelo engenheiro Civil e Segurança do Trabalho, CEO da Conforlab. Presidente da Brasindoor e PNQAI, Leonardo Cozack.
Na sequência, a apresentação dos convidados Flamínio Levy Neto e João Manuel Pimenta impressionou o público. Os especialistas falaram sobre os Rios voadores que são imensos volumes de vapor de água que vêm do oceano Atlântico, precipita sob a forma de chuva na Amazônia – onde ganham corpo – e seguem até os Andes, encontrando a muralha rochosa presente nessa região, que os faz desviar e flutuar sobre a Bolívia, o Paraguai e os estados brasileiros de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo; às vezes alcançando até o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os rios voadores possuem cerca de três quilômetros de altura, algumas centenas de largura e milhares de extensão. Isso significa que, em alguns dias do ano, um rio com as dimensões do Amazonas atravessa os céus do Brasil.
“O desmatamento e as queimadas estão “Savanizando” a Amazônia, ou seja, secando a floresta que é úmida. No ritmo atual, o processo se tornará irreversível a partir de 2030”, alertou Flamínio Levy Neto.
A apresentação foi complementada pelo professor João Manuel Pimenta. Segundo o especialista, para o setor, existe uma pressão constante em busca do desenvolvimento de equipamentos cada vez mais eficientes.
“Não é só as emissões de CO2 que preocupam, mas a água que deixamos de lançar na atmosfera. Os rios voadores são um mecanismo natural que faz com que não tenhamos um deserto. Graças a essa felicidade de termos esse mecanismo, estamos mais protegidos. Porém, estamos passando por uma crise energética e o desafio da indústria é desenvolver sistemas mais eficientes. Com a energia mais escassa se coloca uma pressão em todo o setor”, disse.
Os desafios da indústria no impacto ambiental, foram apresentados pelo palestrante Carlos Mendes Moraes. Ele mostrou dados preocupantes em relação ao cenário atual.
“Estamos cometendo um grande erro queimando resíduos. Precisamos transformar esses materiais para usá-los novamente na cadeia produtiva”, salientou.
Os impactos dos fluidos refrigerantes no clima foram abordados por Enio Pedone Bandarra Filho, que é presidente da ANPRAC, Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento. Durante a fala, explicou as diferentes nomenclaturas adotadas para os fluidos refrigerantes e os seus significados. Além da preocupação ambiental a inflamabilidade é um aspecto que exige atenção. Materiais como o propano, são eficientes e não agridem o meio ambiente, mas são altamente inflamáveis.
“As normas de segurança sempre devem ser rigorosamente atendidas. Isso requer treinamento”, alertou.
A palestra trouxe demonstrações em vídeos de comparações e testes feitos com diferentes fluidos refrigerantes.
Durante a manhã, a programação do Mercofrio trouxe minicursos com aulas sobre refrigeração industrial, controle de calor e fumaça e automação em HVAC.
Mercofrio 2022
A programação continua ao longo da quarta-feira a partir das 9h. Os debates trazem temas como histórico da Qualidade do Ar, evaporadores, desempenho térmico, benefícios da ionização radiante, normativas da Qualidade do Ar, sustentabilidade em refrigeração comercial, orientação quanto ao uso de condicionadores de ar em ambientes escolares, entre outros. Pela tarde, haverá palestras com temas como ar condicionado 4.0, controle de vazamento em redes de dutos, mudanças climáticas e sistemas de bombas de calor.
A realização do Congresso Mercofrio é da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação. O Patrocínio Ouro é de Daikin, Dufrio, Hidrodema, Industrilas, Johnson Controls Hitachi, Midea Carrier, Sicflux e Trane. O Patrocínio prata é de Chemours, Comset, Sulgás, Trox Technik. A organização é da Office Eventos. Instituições apoiadoras: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (ABEMEC-RS), Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ANPRAC), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA-RS), ASHRAE Brasil Chapter, ASHRAE South Brazil Chapter, Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração (CNCR), Instituto Internacional de Refrigeração por Amônia (IIAR-Brasil), Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno (PNQAI) e Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar (SINDRATAR-RS).
Outras informações poderão ser obtidas no site https://mercofrio.com.br/ O e-mail para contato é o secretaria@asbrav.org.br e o telefone (51) 9 8634 2416.
Serviço: Mercofrio 2022
Local: Barra Shopping Sul, em Porto Alegre (RS)
Data: 13 a 15 de setembro
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br