Cantores interpretam a célebre “Missa Solene”, homenagem de Gounod à padroeira dos músicos
A famosa Missa Solene, uma das obras-primas da música sacra, será interpretada pelo Coro Sinfônico da Ospa na Catedral Metropolitana Madre de Deus, no centro de Porto Alegre. Três cantores líricos se juntam a aproximadamente 50 vozes do coro para a ocasião: Elisa Machado (soprano), Adolfo Amaral da Silva (tenor) e Ricardo Barpp (baixo). A regência é do maestro interino do coro, Diego S. Biasibetti. O evento está marcado para domingo (20/11), às 19h30, e tem entrada franca.
Um dos principais grupos corais do Estado, o Coro Sinfônico da Ospa é formado por cantores voluntários que se reúnem semanalmente para recriar grandes obras junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Há cerca de seis anos, o Coro realiza também uma série de apresentações sem a orquestra, nas quais encontra espaço para exibir seus talentos e ampliar o repertório. É o caso da apresentação na Catedral, que terá o acompanhamento de órgão, tocado por Eduardo Knob.
A Missa Solene em honra a Santa Cecília é a primeira grande obra de Charles Gounod (1818–1893), compositor francês que ficaria famoso sobretudo pelo hino Ave Maria. Foi composta em 1855, por encomenda da Associação dos artistas músicos de Paris, e estreou em 22 de novembro do mesmo ano. Com 45 minutos de duração, é dedicada à Santa Cecília, padroeira dos músicos.
O Padre Rogério Luis Flores cita a carta aos artistas, do Papa S. João Paulo II em abril de 1999, para comentar a visita do coro à catedral: “No cântico, a fé é sentida como uma exuberância de alegria, de amor, de segura esperança da intervenção salvífica de Deus”, diz o documento. “Neste espírito acolhemos com carinho e certos de um grande concerto do Coral e Orquestra da Ospa em nossa Catedral Metropolitana Madre de Deus”, observa o pároco.
Em 2022, a obra foi apresentada pelo coro na Casa da Ospa. Desta vez, foi convocado um novo trio de cantores com ampla experiência como solistas a frente das principais orquestras do Estado: o tenor Adolfo Amaral, que recentemente estrelou a montagem inédita da Ospa para a opereta O Morcego; o baixo Ricardo Barpp, que atuou na ópera cômica As Sete Caras da Verdade, de Nico Nicolaiewsky, e a soprano Elisa Machado, vencedora do 12º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e atual preparadora vocal do Coro Sinfônico da Ospa.
Serviço
• Série Coro Sinfônico da Ospa – TEMPORADA 2022
Concerto Missa Solene em Honra a Santa Cecília
Quando: domingo (20/11), às 19h30
Onde: Catedral Metropolitana Madre de Deus, rua Duque de Caxias, 1047, Centro, Porto Alegre
Entrada gratuita
PROGRAMA
Charles Gounod
Missa solene em honra a Santa Cecília
I. Kyrie. Moderato, quasi Andantino
II. Gloria. Larghetto
III. Credo
IV. Sanctus. Andante
V. Benedictus. Adagio
VI. Agnus Dei. Andante moderato
Solistas:
Elisa Machado (soprano)
Adolfo Amaral da Silva (tenor)
Ricardo Barpp (baixo)
Acompanhamento:
Eduardo Knob (órgão)
Regente:
Diego S. Biasibetti
Apresentação:
Coro Sinfônico da OSPA
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br