Mais de 300 mil brasileiras já foram alcançadas pela iniciativa do governo federal “Qualifica Mulher” desde 2020
No último dia 19 de novembro de 2022, se comemorou o Dia do Empreendedorismo Feminino. A efeméride é celebrada desde 2014, quando a Organização das Nações Unidas (ONU), a partir da ONU Mulheres, reuniu mais de 150 países, empresas e instituições em busca da equidade entre homens e mulheres no meio corporativo.
Para marcar a data, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) sensibiliza a sociedade brasileira a partir de publicação de um vídeo especial nas redes socais do órgão. A ação evidencia a importância de, cada vez mais, motivar, valorizar e alavancar a população feminina no sentido de investir em suas potencialidades.
O carro chefe do Governo Federal dentro desta temática é o Qualifica Mulher que teve início no fim de 2020, durante a pandemia, e já beneficiou mais de 300 mil mulheres do Brasil e exterior com ações como o incentivo à qualificação profissional, ao empreendedorismo, à geração de emprego e acesso ao crédito.
A ação existe para oferecer oportunidades de qualificação em diversas áreas e, ainda, para ofertar, em parceria com instituições bancárias, crédito voltado às nano e pequenas empreendedoras. Para isso, o Qualifica Mulher oferece uma rede de parcerias que envolve o Poder Público federal, estadual, municipal e distrital – além de organizações da sociedade civil, entidades e instituições privadas.
“O Qualifica Mulher vai além da capacitação e do crédito: ele também representa a valorização da dignidade dessas mulheres. Por isso, avaliamos os arranjos produtivos locais, identificamos a necessidade das empreendedoras femininas e depois os tipos de cursos são lançados. É a política pública chegando, de forma efetiva, a todas as mulheres que precisam”, comenta a secretária nacional de Políticas para Mulheres, Ana Muñoz dos Reis.
O Qualifica está presente em todas as regiões brasileiras e disponibiliza cursos tanto de modo virtual como presencial. Além das mais de 300 mil brasileiras já beneficiadas por meio das qualificações, o projeto conta com 122 iniciativas em execução nas regiões Norte, com seis projetos em andamento; 34 na região Nordeste; 48 na região Sudeste; 10 na região Sul e 24 no Centro-Oeste.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br