Com recorde de exportação de cachaça em 2022, empresa do sul aposta em bebidas com diamante de R$13 mil e fábrica sustentável

  • 23 de dezembro de 2022
  • Sol FM

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), entre janeiro e novembro desse ano, foram US$ 18,47 milhões exportados, o maior volume dos últimos 12 anos

Uma bebida que surgiu no Brasil entre os anos de 1516 e 1532 e que além de conseguir se manter no terceiro lugar no ranking de destilados mais consumidos no mundo até hoje, tem conquistado cada vez mais outros países. Estamos falando da cachaça, bebida que bateu recorde de exportação em 2022, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac). Entre janeiro e novembro desse ano, foram US$ 18,47 milhões exportados, o maior volume dos últimos 12 anos. Além disso, no comparativo com o ano passado, houve um crescimento de 54,74% na exportação da bebida.

O Brasil hoje conta com mais de 6 mil marcas de cachaças espalhadas por todo o país. E para conseguir o feito de se tornar um destilado respeitado mundo afora mesmo competindo com grandes marcas e bebidas clássicas, as marcas nacionais tiveram que apostar em inovação e receitas elaboradas. Até então, quando o assunto era cachaça, as pessoas só pensavam em uma bebida industrializada e de baixo custo. Hoje, com a popularização das marcas artesanais, os consumidores tem um outro olhar sobre ela, e esse diferencial acabou atraindo consumidores de outros países.

A empresa Weber Haus, localizada em Ivoti, no Rio Grande do Sul, existe desde 1848, mas foi quando os netos do criador da marca decidiram criar a marca Weber Haus, em 2001, é que o conceito de criação de uma cachaça mudou completamente. Com a virada do milênio nossa ideia foi renovar tudo, mudar as embalagens, apostar em novas receitas e em uma nova forma de apresentar as bebidas.

A mudança gerou frutos, e fez com que a empresa ganhasse o mercado internacional. Hoje, as cachaças da Weber Haus são comercializadas na Alemanha, Japão, Bélgica e Inglaterra. Um dos diferenciais da empresa foi apostar em cachaças como se fossem um artigo de luxo para colecionadores e até uma alternativa de investimento rentável.

“Nossas cachaças se diferenciam das industriais pois nossa matéria-prima é 100% orgânica, sendo que a cana-de-açúcar é cultivada sem agrotóxico”, diz Weber. Apesar de ser uma marca que existe desde 1848, foi só em 2001 que os netos do criador da marca criaram a Weber Haus. Para conseguir ganhar destaque no mercado de cachaça artesanal, eles decidiram mudar os nomes dos produtos, as embalagens e os rótulos.

No ano de 2013, a Weber Haus lançou um produto que iria se tornar o ícone da marca e até objeto de disputa de colecionadores: a Lote 48“Ela é uma cachaça única, envelhecida 12 anos em barris de bálsamo e carvalho francês, sendo que a elaboração do blend contou com a participação de alguns dos principais especialistas em cachaça”, ressalta o diretor. São apenas 2 mil garrafas elaboradas em escala de raridade.

No aroma e paladar a madeira é muito marcante, em seu buque podemos identificar caramelo, chocolate, mel, baunilha e algumas especiarias como cravo e canela, algo único e que faz com que os consumidores vivam uma intensa experiência sensorial e até mudem o conceito que tinham sobre a cachaça. Outra característica que faz com que a Lote 48 seja única é o preço. A bebida é vendida em uma luxuosa caixa customizada como logo da empresa custa R$ 2.699,00.

“Nosso objetivo foi justamente oferecer aos consumidores uma cachaça única, e quem possui preconceito ou não conhece muito o universo da bebida, acaba se surpreendendo por conta do preço, da forma como ela é apresentada na embalagem e com o sabor, então é uma forma de mostrar para todos que a cachaça possui qualidade e é um produto sofisticado”, afirma Weber.

A Weber Haus também possui outras opções de cachaças envelhecidas em diferentes barris, que vai desde canela sassafrás, até Bálsamo Orgânica. Apesar de se reinventarem na virada do Milênio, a marca não esquece sua história e faz questão de mantê-la viva, tanto que a cachaça Primavera que foi criada em 1968 é vendida até hoje. Com uma história tão rica e tradicional, o resultado não poderia ser outro, e a empresa acabou ganhando destaque no exterior, já que a cachaça é bastante requisitada em outros países por pessoas que procuram conhecer as bebidas tradicionais de diferentes regiões.

Seu outro artigo cobiçado pelos amantes da cachaça é a Weber Haus Diamant 21 years old. Numerada em 1.000 garrafas, ela foi colocada nos melhores tóneis da marca em 2001, e só foi tirada em 2021. A bebida vem em uma garrafa no formato de diamante em um estojo de madeira espelhado. A versão com um diamante de 3,65mm incrustado na garrafa custa R$ 12.948,00 e a versão simples sai por R$ 8.948,00. A garrafa de número 0001 foi leiloada por R$66.948,00.

Nova fábrica sustentável

Com o objetivo de conseguir produzir o volume necessário para atender o mercado externo, a Weber Haus começou esse ano o projeto de uma nova fábrica na cidade de Ivoti. O investimento do projeto que deve levar aproximadamente 10 anos é de R$35 milhões. A nova fábrica será totalmente 4.0, automatizada, e com foco na sustentabilidade.

Nós utilizamos o bagaço, a palha e o caldo que sobra da destilação na produção de um composto que é utilizado como adubo na plantação da cana-de-açúcar. Hoje, a Weber Haus costuma moer 12 toneladas de cana, e com esse novo projeto, vai ampliar mais 100 toneladas. Além do projeto da nova fábrica, esse ano, a Weber Haus decidiu criar o setor de inovação. Com o objetivo de evitar perdas ou prejuízos por conta de decisões precipitadas, a destilaria adotou uma ferramenta utilizada pela Nasa em seus projetos.

Sobre a Weber Haus

A história da família Weber no Brasil tem início em 1824, quando saíram da cidade alemã de Hunsrück para morar no Lote 48 das encostas da Serra Gaúcha, hoje chamada Ivoti. Ao adquirir as terras, a família iniciou o plantio de batata inglesa. Foi só em 1848, com o plantio de cana-de-açúcar, que começaram a elaborar cachaças para consumo. O destilador foi construído após um século e era formado apenas por um galpão com um engenho de tração animal. Atualmente, a Weber Haus já coleciona mais de 150 premiações e certificados importantes para a agroindústria.

Saiba mais em www.weberhaus.com.br


Assessoria de Imprensa – Notícia Expressa

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE