Semana Santa: Quais os cuidados precisamos ter para comprar peixe?

A Páscoa é uma das principais datas do calendário religioso cristão, sendo celebrada após a Semana Santa, que marca o fim da quaresma. Este é um período que envolve algumas tradições adotadas pelos fiéis, a que se refere à abstinência do consumo de carne vermelha e de frango na Sexta-feira Santa, sendo de costume optarem pelo consumo do peixe, o que reflete na alta demanda de pescados em mercados e peixarias.

Nessa época, o peixe é utilizado como ingrediente principal em diversas receitas, o que requer um cuidado especial do consumidor no momento da aquisição, além do seu preparo.

Na hora de comprar os produtos derivados de pescado, como, por exemplo, filés, filés empanados, bolinhos e demais produtos, o consumidor deve estar atento em relação a sua procedência (origem), informações que são mencionadas no rótulo do produto. Para que se tenha certeza que o produto foi elaborado seguindo as normas sanitárias, o consumidor deve procurar pelos carimbos dos órgãos de inspeção oficial (SIM, SIE ou SIF), garantido dessa forma que o produto está seguro para o consumo, além de ser um produto isento de fraude, prática de venda enganosa para com o consumidor, com o objetivo de aumentar lucros. Entre as fraudes mais comuns estão a trocas de espécies, do pescado descongelado sendo comercializado como fresco/resfriado, a fraude econômica por glaciamento não compensado, entre outras fraudes decorrentes.

Em relação a peixes frescos, vale lembrar de alguns cuidados que se deve tomar na hora da compra, sendo de suma importância que o consumidor se atente à qualidade do frescor do peixe, aqui vão algumas dicas para se verificar no momento de adquirir o produto:

1. Os olhos devem estar vivos e brilhantes;
2. Brânquias e guelras devem-se apresentar rosadas;
3. O armazenamento destes, deve ser em locais higienizados e conservados com grande quantidade de gelo.
4. As escamas devem estar aderidas ao corpo, intactas, livres de manchas e furos, e brilhantes;
5. Devem estar livres de pigmentações incomuns.
6. É necessário observar cor, cheiro e textura.

Adquirir produtos registrados e inspecionados é um passo muito importante para garantir a segurança de sua família.

Texto: Médicos Veterinários Rafael Duarte e Camila Grassmann; SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE ROLANTE (S.I.M/ROLANTE) – Cuidando da segurança dos alimentos e da saúde da população.


Prefeitura Municipal de Rolante | S.I.M Rolante – Serviço de Inspeção Municipal de Rolante | Foto: Divulgação

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE