RGE nas Escolas promove o primeiro “Festival Energia em Jogo” nas escolas da rede pública de Rolante (RS)

O objetivo é educar e estimular os alunos e professores sobre o uso consciente e inteligente da energia. A ação acontecerá de 31 de março a 28 de abril, e conta com a iniciativa da RGE e a realização do Instituto Crescer, tendo a meta de atingir 10 escolas públicas do Rio Grande do Sul ainda este ano

Definitivamente o futuro está nas mãos dos educadores e adolescentes. Apenas por meio deles será possível criar um mundo melhor para as futuras gerações. De olho nisso, a concessionária distribuidora de energia elétrica RGE – Companhia Rio Grande Energia S.A, pertencente ao grupo CPFL Energia, criou o projeto educacional “RGE nas Escolas”: diversas iniciativas de educação e aprendizado, com estratégias que culminam em um consumo consciente de energia, voltado para as escolas da rede pública do Rio Grande do Sul.

De 31 de março a 28 de abril, o “RGE nas Escolas”, junto ao Instituto Crescer, promove pela primeira vez, em Rolante (RS), o “Festival Energia em Jogo”. A proposta é levar ações educativas para as escolas do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano) do estado do Rio Grande do Sul, difundindo uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável. Desta forma, é possível promover mudanças de hábitos de consumo de energia entre educadores, alunos e suas famílias. A meta é que o projeto seja realizado em 10 escolas públicas do estado até o final de 2023.

Festival Energia em Jogo

Durante quatro semanas, o “Festival Energia em Jogo” oferece para as escolas da rede pública um conjunto de ações educativas: oficinas de arte, cultura, sustentabilidade, processos criativos, maker, entre outras, que resultarão em um evento de culminância, com a apresentação dos resultados das atividades realizadas ao longo do Festival e, também, a entrega das premiações por aluno, por turma e, por fim, para a melhor escola participante do projeto.

“O objetivo é fazer com que os docentes e estudantes aprendam e disseminem conhecimentos sobre uso racional e seguro da energia elétrica, sustentabilidade, meio ambiente e geração renovável de energia. Por meio de atividades lúdicas e educativas, é possível desenvolver habilidades e enfrentar desafios, praticando conceitos de agilidade, equilíbrio, tática, conhecimento e criatividade. É preciso exercitar a cidadania desses adolescentes em prol da proteção do meio ambiente”, comenta a coordenadora do projeto, Amanda Moreira.

Na prática, os estudantes serão responsáveis pela solução de problemas contextualizados por meio dos desafios impostos. A ideia é estimular habilidades de pesquisa e levantamento de dados, trabalho em equipe, tolerância, negociação, escuta ativa, comunicação oral, criatividade, desenvolvimento de soluções viáveis, eficientes e eficazes, que resultarão em projetos apresentados durante o evento de culminância.

Além disso, os desafios também aplicam a metodologia ativa que abordará o letramento científico, onde conhecerão um conjunto de habilidades e competências necessárias para compreender e articular, de forma autônoma, os conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados aos discursos da Ciência. As etapas do letramento científico são: verificar, questionar, observar, generalizar, definir, classificar e aplicar.

Desafios

As ações e materiais elaborados, tanto para o apoio aos educadores quanto para a realização de atividades, estão alinhadas à normativa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Ao todo serão lançados cinco desafios para 10 escolas participantes, que serão premiadas durante o evento de culminância, de acordo com as categorias em destaque. “Ou seja, todos ganham, desde a Secretaria Municipal de Educação, escolas participantes, alunos, professores, famílias e comunidade”, afirma Amanda.

Os educadores também participarão de encontros presenciais e on-lines sobre os fundamentos de eficiência energética, consumo consciente e segurança no uso da energia elétrica, que poderão ser aplicados em seus projetos educacionais ao longo de sua carreira. No final da formação, receberão um certificado emitido pelo Instituto Crescer. São ações como essas que prepararão as próximas gerações para um mundo mais consciente e inteligente.

SOBRE O INSTITUTO CRESCER – Há mais de 20 anos o Instituto Crescer coordena projetos nacionais e internacionais na área de educação, muitos deles voltados à formação de professores para adoção de tecnologias digitais e metodologias ativas nas estratégias de ensino e aprendizagem, como também formação da equipe de liderança com foco em promover inovação pedagógica.

SOBRE A RGE – Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 3 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

FOTOS E VÍDEOS:

https://drive.google.com/drive/u/3/folders/1jEnGjOXBvLqU72pWjg2x9A1UP6fsIJk2


NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE