Reunião de Mulheres “Um Toque à Sua Vida” proporcionou momentos de reflexão sobre o lugar da mulher e os desafios na vida pessoal e profissional
O cuidado com a saúde, com a mente e com o corpo foram algumas das temáticas presentes no encontro promovido nesta quarta-feira (31/10), na Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV). A diretora Social da ASBRAV, Núbia Costa da Silva Rodrigues, falou do propósito de debater e promover o empoderamento feminino no segmento, além de traçar um planejamento estratégico para o ano de 2024.
“Como diz o ditado: uma andorinha sozinha não faz verão, e isso se aplicou aqui também. Precisamos da união de todos para garantir que esse núcleo prossiga em direção aos seus objetivos. Começamos com a conscientização do Outubro Rosa, mas agora é hora de traçar metas claras para que esse movimento se desenvolva, ganhe força e não seja apenas uma iniciativa sazonal. Queremos que ele tenha continuidade”, afirmou.
A programação incluiu uma palestra ministrada pela terapeuta Adriane Baldasso, intitulada “Ampliando os limites da Mente”. Adriane destacou a importância do autoconhecimento para o empoderamento feminino.
“O nosso empoderamento está ligado realmente à nossa identidade, ao nosso nascimento, à nossa fase uterina, ao nosso DNA. É preciso olhar a origem do que acontece para cada pessoa, nossas famílias, e a gente consegue identificar aquilo que vai nos transformando ao longo das nossas fases emocionais”, disse.
A sequência contou com atividades dinâmicas, incluindo um momento de fortalecimento do grupo conduzido pela Dra. Andrea Cézar, psicóloga que atua na área de desenvolvimento pessoal. Na experiência com o grupo, a especialista compartilhou vivências que mostraram o quanto uma pessoa depende da outra e o quanto ao se unirem as ações ficam completas.
Também houve um momento voltado ao empreendedorismo, com duas palestras: “A sua identidade te leva à escolha certa”, ministrada por Viviane Pereira. Ela enfatizou que o trabalho como empreendedora é recompensador, mesmo quando é exigente. Além dos ganhos financeiros, ela destacou a importância de se valorizar a liberdade de tempo e de escolha.
“Não se trata apenas de cumprir tarefas, mas sim de buscar o equilíbrio no uso do tempo e permanecer comprometido com o constante aprimoramento. O empreendedorismo é encantador porque desafia a sair da zona de conforto e se esforçar para alcançar o melhor a cada dia”, afirmou.
Ao final, a Mileni da Silva Costa, falou a sua experiência “Empreendendo com Artesanato”, contando um pouco da sua história de criação e superação.
Na parte final do encontro, as presentes conheceram a história de Gisieli e Luis, casal atuante no HVAC. Gisieli, relatou situações de preconceito e estranheza pelo fato dela estar em um mercado com uma maioria masculina.“Muitas vezes o cliente olhava com pena porque eu era a mulher que estava ali carregando o ar condicionado para o marido. Busquei qualificação e na maioria das vezes eu era a única mulher numa sala de aula”, contou.
Em 2019 Gisieli criou o grupo Gurias do Frio para unir as profissionais do setor e foi tomando força. Em 2023 foi a 1ª turma no Sul fazer curso Senai de Boas Práticas, participou de visita a Fábricas e atualmente é Embaixadora de importante marca de Ar Condicionado.
O evento reuniu mulheres que atuam no segmento de refrigeração, ar condicionado, aquecimento e ventilação para fortalecer a presença feminina nesse setor e promover uma visão mais inclusiva e diversificada. Para mais informações sobre atividades da ASBRAV, acesse o site oficial em www.asbrav.org.br.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br
Pingback: ASBRAV – PlayPress