Alternativas modernas permitem reduzir tempo de internação, tempo de sonda, dores pós-operatórias, sangramento transoperatório e impacto invasivo
Desde 2003, quando foi criado o Novembro Azul, na Austrália, os alertas da importância da prevenção e diagnóstico precoce são renovados em busca de chamar atenção da população para o câncer de próstata. Mesmo que sejam recorrentes, as campanhas de conscientização são necessárias devido a característica masculina de negligenciar aspectos básicos do próprio bem-estar ao invés de buscar acompanhamento médico. Após anos de esforços coletivos em prol da saúde masculina, a medicina apresenta avanços significativos que entram em pauta durante o mês, principalmente no campo de terapias menos invasivas e dados para antecipar os cuidados preventivos.
“As inovações tecnológicas no tratamento do câncer de próstata têm revolucionado a abordagem clínica. Exemplos como a cirurgia robótica e as terapias-alvo, são alternativas eficientes, de menor impacto invasivo, que assegura mais qualidade de vida aos pacientes, seja no controle da micção ou em problemas de disfunção erétil”, contextualiza Dr. Flavio Aranovich, urologista do Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas.
Entre os exemplos, a cirurgia robótica – procedimento minimamente invasivo assistido por robô – permite uma operação mais precisa, com recuperação mais rápida, menos sangramento e menor risco de complicações como disfunção erétil e incontinência. O equipamento utilizado na operação possibilita a preservação dos vasos sanguíneos, estruturas e nervos essenciais para as funções do organismo, além de favorecer os movimentos da mão humana para a reconstrução da anatomia em espaços limitados, como a pelve masculina.
Outro avanço são as terapias-alvo, que utilizam nanopartículas e bloqueio androgênico e que também têm mostrado eficácia em aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes que apresentam doença de difícil controle. O tratamento usa medicamentos que atacam especificamente as células cancerígenas minimizando danos às células saudáveis e reduzindo efeitos colaterais. Além de um manejo mais eficaz da doença, os medicamentos podem ser combinados com outras terapias, buscando aumentar a taxa de eficácia do tratamento.
“Com novas tecnologias como a cirurgia robótica, nós conseguimos diminuir tempo de internação, tempo de sonda, dores pós-operatórias e sangramento transoperatório. É uma alterativa que veio para ficar por ser ótima para os pacientes, por conservar a qualidade de vida após o tratamento e para o sistema de saúde, pela redução de custos“, detalha Aranovich.
Assim como o tratamento, o campo da prevenção também teve avanços significativos com o sequenciamento de DNA, ferramenta importante na busca para reduzir a mortalidade por câncer de próstata. Considerando-se que 10% dos tumores são hereditários, a análise do histórico familiar cumpre papel significativo na obtenção de informações complementares e vitais para traçar estratégias terapêuticas mais eficazes. Ao identificar uma predisposição genética, é possível agregar ações preventivas para o homem, tendo em vista que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura para 90%, conforme afirmam especialistas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Sobre o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas
Com cuidado e transformação em seu DNA, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas destaca-se com atuação em hospitais especializados, em rede de clínicas de Oftalmologia e Urologia e no segmento de sênior living. Possui em sua rede o Hospital Banco de olhos, o maior centro de ensino e cuidado de oftalmologia do sul do país, e o Prime Day Hospital especializado em urologia. O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, Portão, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá, oferecendo à população serviços norteados pela sustentabilidade, qualidade e segurança, inovação e tecnologia, ética e respeito. Mais informações em: www.saopietro.com.br.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br