Bioma Pampa ganha destaque na Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas

  • 22 de janeiro de 2025
  • Sol FM

Trigésima quinta edição do evento ocorrerá de 18 a 20 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS)

Com o tema “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma visão de futuro”, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas chega a sua 35ª edição destacando em sua programação a importância e a riqueza do Bioma Pampa e trazendo uma visão de futuro sustentável das potencialidades deste território. O evento ocorre entre os dias 18 e 20 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS).

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, informa que a Abertura da Colheita pretende abordar temas fundamentais para a manutenção sustentável dos produtores rurais nas suas propriedades. Conforme o dirigente, a programação do evento contará novamente com a reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz e também com temas nas áreas de gestão e mercado internacional, como oportunidade estratégica.

Velho ressalta, ainda, o lançamento de tecnologias de novas cultivares e a questão da rastreabilidade na cadeia do arroz que “proporciona transparência do campo até a mesa do consumidor”. “Outra atividade importante será o painel de comercialização de commodities com ferramentas para que o produtor tenha mais segurança em relação ao valor de venda dos seus produtos”, coloca, ressaltando também a área da indústria que estará novamente presente. “Ou seja, teremos desde a lavoura nas vitrines tecnológicas até o pós-colheita, com uma área da indústria este ano maior ainda”, comemora.

A edição de 2025 da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas vai novamente apresentar novas ferramentas tecnológicas para auxiliar os produtores na atividade rural por meio da Arena Digital. Neste espaço, serão abordados temas como oportunidades da conectividade no agro, impactos climáticos, entre outros. “Enfim, cada vez mais este é um evento fundamental para que os produtores se mantenham atualizados e busquem novas ferramentas, novas alternativas para os seus negócios”, sinaliza Velho.

A programação terá diversas atividades como: Feira de Produtos e Serviços, 50 Vitrines Tecnológicas, que são lavouras demonstrativas do roteiro técnico com as inovações em genética, nutrição e proteção de plantas, sistemas de irrigação, Painéis de Gestão, Mercado Internacional e Comercialização de Commodities, além de Seminários e Palestras que abordarão temas fundamentais para os produtores. Já os estandes da Embrapa e do Irga apresentarão conteúdos técnicos essenciais aos produtores.

Outros destaques da programação serão as Homenagens Pá do Arroz feitas a profissionais que se destacaram positivamente no setor, além do reconhecimento às empresas e produtores que apoiaram o Drenar RS. E, no dia 20 de fevereiro, às 16h30min, acontecerá a cerimônia do Ato da Abertura Oficial da Colheita do Arroz que ganhou novo dia e horário.

O evento é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), além do Patrocínio Premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Para mais informações e inscrições gratuitas, acesse o site colheitadoarroz.com.br.


AgroEffective | Assessoria de Comunicação da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) | Foto: Carlos Queiroz/Divulgação | Texto: Rejane Costa/AgroEffective

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE