A agenda integra a missão oficial aos Estados Unidos, liderada pelo governador Eduardo Leite
Representantes do governo do Estado e de outras instituições gaúchas realizaram, nesta terça-feira (13/5), uma visita à Cornell Tech, campus de pós-graduação e pesquisa da Universidade Cornell na Roosevelt Island, em Nova York. A agenda integra a missão oficial aos Estados Unidos, liderada pelo governador Eduardo Leite, e teve como objetivo conhecer iniciativas na área de inovação e empreendedorismo.
Conforme a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, a visita foi uma oportunidade de estabelecer relações com a prestigiada universidade. “Pudemos apresentar um panorama do ecossistema de inovação gaúcho e conhecer como funciona a metodologia de trabalho de Cornell Tech. Eles recebem alunos de todo o mundo e promovem o relacionamento com empresas, startups e ambientes de inovação. Trabalham fortemente com o conceito da interdisciplinariedade, então alunos de diferentes áreas conversam entre si para desenvolver soluções a problemas reais”, destacou a secretária.
O grupo foi recepcionado no Centro de Inovação pela diretora do Instituto de Mercados Emergentes da Universidade Cornell, Lourdes Casanova. Em seguida, a diretora de Espaços de Aprendizagem, Niti Parikh, mostrou à comitiva o Laboratório Maker, um ambiente de prototipagem em que estudantes e professores podem construir e testar novas ideias.
A visita continuou com uma apresentação do decano da Cornell Tech, Manoj Thomas, que é professor de marketing e gestão com foco em inovação, empreendedorismo e tecnologia. Além disso, houve um momento de interação com estudantes de pós-graduação da Cornell Tech.
Para completar, foi apresentado o Programa Runway Startups, que integra ações de escola de negócios, instituição de pesquisa e incubadora de startups. Nesse espaço, os participantes levam ideias de produtos e recebem suporte e orientação de especialistas tanto acadêmicos quanto empresariais.
Também participaram da visita os deputados Airton Artus e Elizandro Sabino, o CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, o consultor Aod Cunha, o gerente de Inovação do Sebrae RS, Carlos Eduardo Aranha, e o presidente do South Summit Brazil, Wagner Lopes, entre outros.
Sobre a missão internacional
A missão liderada pelo governador Eduardo Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe climática, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro. Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. O destaque do RS como um dos Estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br