Último dia da feira teve solenidade com o desfile dos campeões e lembranças das autoridades sobre crise do setor no Estado
Com cerca de 150 mil visitantes, a Fenasul Expoleite 2025 chegou ao fim neste domingo, 18 de maio. O evento foi realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os campeões da feira desfilaram, pela manhã, para o público presente e autoridades.
Presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e da Federação das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Marcos Tang, enalteceu a resposta dos criadores e expositores que atenderam ao chamamento para participarem do evento e se disse muito satisfeito, também, por ver a capacidade demonstrada pelos promotores em se unirem para a realização da feira. “E muita gente fez isso, uniu e trouxe o setor e outros setores se agregaram e cada vez mais a Fenaul cresce, superando, então 2023. Nós tínhamos esse desafio“, afirmou.
Representando o governo do Estado, o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Márcio Madalena, afirmou que a Fenasul Expoleite se consolida como o grande evento agropecuário do primeiro semestre no Rio Grande do Sul. “Quando nós podemos observar recordes de produção, isso mostra nossa evolução genética, mostra o compromisso do setor produtivo. E é importante salientar também que nós nos encontramos com o setor no mais alto grau de responsabilidade e maturidade“, destacou.
Madalena não deixou de citar os casos de gripe aviária recentemente descobertos. “Depois de dois anos fora de eventos, as aves ornamentais participariam da feira. Assim que comunicamos oficialmente, eles mesmos tomaram a iniciativa de seguir todos os protocolos. Isso é maturidade e é isso que nós gostaríamos de comunicar ao mercado internacional”, garantiu, dizendo, ainda que o Rio Grande do Sul possui um setor produtivo maduro, um serviço veterinário oficial maduro e que tem condições, enquanto agropecuária gaúcha, de manter a segurança alimentar nacional e global.
O diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, salientou em sua fala a importância simbólica e econômica da atividade leiteira. “O tambo de leite não tem fim de semana, não tem feriado, não tem carreira. Tem um horário a ser cumprido“, disse, destacando o trabalho diário e invisível de quem está na base do setor. Schardong ainda projetou um futuro promissor para os eventos agropecuários no Estado, incluindo a realização da Fenovinos em conjunto com a Fenasul Expoleite. “Se esse ano tivemos uma mini Expointer, o ano que vem teremos algo quase do mesmo porte. Precisamos seguir fazendo as obras que esse parque exige.” Segundo ele, eventos como a Fenasul Expoleite mostram a força do setor produtivo e renovam o ânimo para seguir lutando pelos interesses dos produtores, que muitas vezes são deixados por último, mesmo sendo os que mais geram riqueza para os municípios, para o Estado e para o país.
O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, destacou a importância da Fenasul Expoleite como vitrine da produção leiteira e da agricultura familiar no Estado. Segundo ele, os verdadeiros protagonistas do evento são os criadores e produtores rurais, que “da porteira pra dentro fazem as coisas acontecerem”, enfrentando secas, enchentes e adversidades com resiliência e reinvenção constante. “A mesma coisa nós não podemos dizer da porteira pra fora. Falta muito da porteira pra fora para que os governos deem resposta aos produtores que precisam”, afirmou. Carlos Joel reforçou que as entidades representativas seguem cumprindo seu papel, lutando por soluções e cobrando ações concretas das autoridades. “Não confundam o governo não atender com a Farsul e a Fetag não lutarem. Estamos toda semana discutindo em Brasília, mas não adianta só reunião. Tem que ter solução“, destacou.
O prefeito de Esteio, Felipe Costella, destacou a importância do trabalho dos produtores rurais como base do sucesso da Fenasul Expoleite e da Multifeira. “Ninguém coloca a faixa de campeão em um animal de hoje pra amanhã. Esse é um trabalho contínuo, com constância, disciplina, planejamento e enfrentando as dificuldades do dia a dia”, afirmou, valorizando a dedicação de quem está nas propriedades e faz a base da cadeia produtiva. Costella também ressaltou os avanços conquistados na edição de 2025, que superou as expectativas. “Batemos recordes de público, até recordes para o Guinness Book. E não tenho dúvida de que em 2026 faremos uma Fenasul, uma Expoleite e uma Multifeira ainda maiores“, projetou.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br