Com mais de 750 serviços disponíveis e 96% deles digitalizados, a ferramenta passa a oferecer experiências personalizadas
O Governo do Rio Grande do Sul lançou uma nova fase do portal rs.gov.br, modernizando ainda mais o principal canal digital de serviços públicos do Estado. Com mais de 750 serviços disponíveis e 96% deles digitalizados, o portal passa a oferecer experiências personalizadas e atendimento mais eficiente para o cidadão.
O evento de lançamento do portal revitalizado ocorreu, nesta quinta-feira (5/6), com a apresentação do governador Eduardo Leite e da secretária de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, no Palácio Piratini.
Novidades do portal
Uma atendente virtual com tecnologia de Inteligência Artificial (IA) generativa, que atende por texto ou voz, diretamente no portal ou pelo WhatsApp. Ela ajuda a tirar dúvidas e encontrar informações sobre serviços públicos estaduais. A GurIA também se comunica de forma proativa com os cidadãos, enviando por Whatsapp, email ou SMS serviços e informações importantes de acordo com o perfil de cada um.
Para usar, basta clicar no ícone Chama a GurIA no portal ou iniciar uma conversa no WhatsApp oficial do governo, pelo número (51) 3210-3939.
Os serviços agora estão organizados por perfil de usuário, iniciando por produtor rural, aluno, empreendedor e servidor público. Aos poucos, outras jornadas serão disponibilizadas. Ao entrar no site, na área Jornadas, basta selecionar perfil e seguir o caminho já pensado para a realidade de cada usuário.
Foto: Divulgação/SPGG
Um espaço exclusivo com dados e interações de cada pessoa, com diversas opções de serviços como consulta de atendimentos anteriores; acompanhamento do andamento dos serviços utilizados; recebimento de lembretes e sugestões; e acesso a serviços recomendados. Ao fazer login com o gov.br no portal, é possível ver tudo reunido no mesmo lugar.
O portal agora recomenda serviços automaticamente, com base em aspectos como sazonalidade e intensidade de uso e até mesmo o histórico e perfil do cidadão. Para um empreendedor que renovou um alvará, por exemplo, o sistema pode sugerir serviços similares ou complementares. Para acessar, basta navegar na página inicial do site ou na área “Meu rs.gov.br”.
Há protocolos de atendimento enviados automaticamente, além de serviços com avaliação online em que pode-se opinar sobre o atendimento recebido. A linguagem está mais simples e clara nas Cartas de Serviços.
Com 758 serviços disponíveis 24h por dia, o portal rs.gov.br tornou-se uma área fácil de entender e usar com jornadas por perfil, IA e avisos proativos. A ferramenta busca estar sempre presente e acessível ao usuário por meio do WhatsApp, área personalizada e suporte inteligente.
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