Inteligência artificial no diagnóstico do câncer de pele será debatida na 50ª Jornada Gaúcha de Dermatologia

Tecnologia promete auxiliar médicos na detecção precoce de lesões melanocíticas e será tema do primeiro dia do evento, em Porto Alegre

O avanço da inteligência artificial (IA) no diagnóstico do câncer de pele será um dos temas em destaque na 50ª Jornada Gaúcha de Dermatologia, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS). O evento acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. A discussão envolve ética, confiabilidade e aplicações práticas da IA na identificação precoce de lesões melanocíticas, associadas ao melanoma — um dos tipos mais agressivos de câncer de pele.

Estudos internacionais indicam que sistemas de IA têm alcançado alta sensibilidade e especificidade na detecção dessas lesões, representando um avanço significativo na prevenção do melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 8 mil novos casos de melanoma são diagnosticados por ano no Brasil, reforçando a importância de inovações que auxiliem no diagnóstico precoce.

O dermatologista associado da SBD-RS, Renato Bakos, destaca que a IA já vem sendo incorporada como ferramenta complementar para os médicos.

“O uso da IA tem sido bastante explorado em todas as áreas, na Medicina, especificamente na Dermatologia, não seria diferente. Já há algum tempo, a sua utilização no auxílio na detecção de câncer de pele tem sido estudado. Existem muitos estudos ocorrendo que estão apontando o papel desta ferramenta na prática clínica. Já temos alguns aparelhos que utilizam a tecnologia, entretanto seus bancos de dados e algoritmos estão sendo sempre alimentados e aprimorados para ampliar seu desempenho”, explica.

Para o médico, a tecnologia deve ser vista como um aliado do olhar clínico do dermatologista.

“O diagnóstico do câncer de pele requer uma inspeção detalhada da pele por parte do médico aliada a utilização de ferramentas diagnósticas, como a dermatoscopia. A IA está sendo empregada na análise das imagens coletadas por fotografias digitais e servem como auxílio na sua interpretação. Ela tende a ter um papel auxiliar na análise médica e não se trata de um substituto. Acredita-se que possa ter o potencial de agregar um aumento de acurácia em determinados cenários do diagnóstico juntamente a avaliação médica. Provavelmente sua utilização a partir de bancos de dados maiores, mais representativos dos diferentes grupos populacionais e de uma variabilidade maior de lesões cutâneas acrescentará, ainda mais, ao cuidado dos pacientes.”, acrescenta.

A 50ª Jornada Gaúcha de Dermatologia ocorre de forma simultânea a outros eventos da especialidade como o 2o Simpósio de Cosmiatria da SBD-RS e o 7⁠º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica e Imunobiológicos. Mais informações poderão ser obtidas no site https://www.dermatologia2025.com.br/

Sobre a SBD-RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação. A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.


PlayPress | SBD-RS – Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul | Redação: Marcelo Matusiak

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE