A OpenFX facilita movimentações financeiras rápidas, transparentes e econômicas para empresas brasileiras, liberando capital de crescimento em meio a um ambiente comercial global desafiador.
OpenFX, a empresa de infraestrutura FX, que moderniza a forma como as instituições movimentam dinheiro em todo o mundo, está agora disponível no Brasil, oferecendo uma solução mais simplificada para pagamentos internacionais. Essa expansão melhorará drasticamente o acesso do país aos mercados FX, apoiando seu setor de remessas, que já é competitivo, e oferecendo mais liquidez a todas as empresas que dependem de pagamentos internacionais.
O mercado brasileiro de remessas internacionais valerá US$ 8,92 bilhões até 2028 apenas em financiamento recebido. É o segundo maior em paridade de poder de compra nas Américas, com o décimo maior produto interno bruto nominal do mundo. Mas o acesso dessa economia vibrante ao mercado global de câmbio é frequentemente prejudicado por uma estrutura regulatória onerosa que faz com que as transações internacionais demorem dias, aumentando as taxas para as empresas quando elas tentam fazer pagamentos e bloqueando seu acesso ao capital de giro. Isso custa tempo e oportunidades. A OpenFX melhora a infraestrutura subjacente, reduzindo os atrasos para minutos, capacitando as empresas brasileiras a investirem seu capital liberado no crescimento.
A expansão da OpenFX para o Brasil segue-se à sua recente ronda de financiamento de 23 milhões de dólares liderada pela Accel e à sua entrada no México.
“O Brasil construiu algo notável: uma infraestrutura de pagamentos digitais que movimenta dinheiro instantaneamente para 150 milhões de pessoas, um ecossistema de fintech que rivaliza com o Silicon Valley e campeões industriais que alimentam e abastecem o mundo,” afirma Prabhakar Reddy, fundador e CEO da OpenFX. “No entanto, quando essas mesmas empresas ultrapassam as fronteiras do Brasil, elas se deparam com um obstáculo: pagamentos internacionais que levam dias, em vez de segundos. Estamos lançando no Brasil para fornecer a infraestrutura financeira moderna que suas empresas merecem, eliminando atrasos artificiais que restringem o crescimento e liberando todo o potencial do país no cenário mundial.”
Conectando uma economia doméstica vibrante com mercados internacionais vitais
Como a décima maior economia do mundo em termos de PIB, com um volume anual de negócios de câmbio de aproximadamente 16,5 trilhões, o Brasil é um pilar dos mercados globais, de acordo com o FMI e o BIS. Esse imenso volume é impulsionado por várias forças econômicas poderosas, incluindo:
“À medida que o Brasil entra em um novo ambiente comercial moldado por tarifas com alguns de seus maiores parceiros, a velocidade do capital se torna crítica”, afirma Reddy. “A OpenFX torna mais barato e fácil para as empresas brasileiras operarem além das fronteiras, proporcionando uma vantagem essencial durante períodos macroeconômicos desafiadores. A OpenFX está conectando o poder econômico brasileiro a oportunidades mundiais, remodelando a forma como o mundo faz negócios com e dentro do país.”
Apesar do dinamismo econômico e do sucesso doméstico do PIX no Brasil, as empresas ainda enfrentam dificuldades significativas ao realizar transações internacionais. Os robustos setores de commodities e manufatura do país são limitados por uma infraestrutura de pagamentos obsoleta, que leva a atrasos de vários dias nas liquidações, preços opacos, altos custos de transação (geralmente de 1 a 3%) e um significativo capital de giro retido ao lidar com parceiros globais. Isso cria uma desconexão entre a eficiência instantânea que as pessoas e as empresas desfrutam em casa e a realidade lenta e cara do comércio internacional.
A OpenFX foi criada especificamente para preencher essa lacuna. A plataforma fornece a infraestrutura para estender os princípios em tempo real do PIX aos pagamentos globais, permitindo transações rápidas e econômicas para os exportadores e importadores do Brasil. Para o ecossistema de fintech de classe mundial do país, a OpenFX aumenta a eficiência e libera a capacidade de criar novos produtos internacionais, tudo isso enquanto se integra perfeitamente ao PIX.
Construindo uma infraestrutura sem fronteiras para os mercados globais
No último ano, a OpenFX já alcançou US$ 10 bilhões em volume anualizado de transações internacionais, causando um impacto significativo e direto nas operações de seus clientes. Com essa expansão, a OpenFX está trazendo suas capacidades comprovadas para o Brasil, incluindo:
Tecnologia desenvolvida para a era financeira moderna
A tecnologia proprietária da OpenFX contorna as complexas redes bancárias que há muito tempo retardam e complicam as transações de câmbio na América Latina. Seu design de rede eficiente em termos de recursos maximiza a alocação de capital, enquanto a análise preditiva garante liquidez e preços ótimos para o real brasileiro e outras moedas importantes suportadas na plataforma.
Olhando para o futuro
Com operações atualmente em 26 países, incluindo as duas maiores economias da América Latina, a OpenFX está a caminho de se expandir para mais de 40 países e 15 dos pares cambiais do G20 até o final de 2025. A empresa está investindo fortemente em parcerias locais, conformidade e uma equipe em expansão para atender às necessidades exclusivas dos clientes em toda a região.
Sobre a OpenFX
Ao combinar o poder dos novos meios de pagamento e modelos inovadores de obtenção de liquidez de última milha, a OpenFX permite liquidações cambiais quase instantâneas entre fronteiras, tornando as transferências de dinheiro 99% mais rápidas, até 90% mais baratas e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Fundada em 2024 pelo empreendedor serial Prabhakar Reddy, a empresa conta com uma equipe em rápido crescimento que opera em todo o mundo. Saiba mais em www.openfx.com
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br