Em mais de 200 atividades, evento pretende receber 15 mil pessoas entre os dias 29 setembro e 3 de outubro
Com a missão de conectar pessoas, materializar projetos e tornar ambientes mais produtivos, o Sistema FIERGS chega à Semana Caldeira com agenda focada em temas como liderança, inteligência artificial (IA), educação e inovação na indústria. Entre os dias 29 setembro e 3 de outubro, o evento será a casa de aproximadamente 200 atividades e mais de 15 mil pessoas.
Realizada na sede do Instituto Caldeira, a programação da FIERGS está dividida em duas frentes: Portas Abertas e Indústria do Amanhã. A primeira se dedica a troca de experiências, visitas, workshops e inclui a abertura dos bastidores da entidade no dia a dia. Já a segunda reunirá painéis e encontros com líderes, especialistas e jovens talentos, discutindo os rumos da inovação industrial e da sociedade. “Nossa participação na Semana Caldeira não é por acaso. Acreditamos que o futuro da nossa indústria passa pela conexão, pela colaboração e pela busca incessante de novos conhecimentos. Assim, estaremos enfrentando o desafio da formação qualificada e da retenção de talentos para que atuem na expansão de nossas empresas”, afirma o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, ressaltando a atuação da entidade para que a indústria seja a protagonista dessas transformações.
Todas as atividades são gratuitas e ocorrerão na sede do Instituto (Travessa São José, 455, bairro Navegantes, Porto Alegre) e no Espaço Guahyba (Rua Frederico Mentz, 1571, bairro Navegantes, Porto Alegre). Inscrições e informações podem ser encontradas no link https://semanacaldeira.com.br.
Na quinta-feira (2), às 10h30min, ocorrerá o descerramento da placa do Sistema FIERGS como mantenedor do Campus Caldeira. A ocasião contará com a participação do presidente da Federação, Claudio Bier, da diretora-executiva e de Relações Institucionais do Sistema FIERGS, Ana Paula Werlang, da diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, e do diretor-executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério. Mais cedo, às 8h30min, ocorrerá o painel “Café com Inovação Industrial” com empresas convidadas, sindicatos industriais, cases de inovação e soluções para desafios do setor.
“Esta placa é o símbolo de um compromisso de longo prazo do Sistema FIERGS com o futuro da indústria gaúcha. Para promovermos a sua modernização, precisamos estar onde a inovação acontece. O Instituto Caldeira tem se consolidado como um importante ator nesse ecossistema e, unindo nossas forças, contribuiremos de forma decisiva para o setor”, diz Bier.
Abrindo a programação da FIERGS, na segunda-feira (29), às 9h, ocorrerá o lançamento do Imex – Liderança Feminina, um bate-papo que reunirá a coordenadora do Comitê de Lideranças Femininas (Colife) e diretora do Sistema FIERGS, Daniela Kramer, a CEO da Governança Orgânica, Michelle Squeff, e a especialista em gestão de pessoas, Roberta Alvarez. A iniciativa busca ampliar o protagonismo das mulheres na indústria.
Na quarta-feira (1), o espaço da Federação no Caldeira sediará dois workshops focados em IA, às 9h e às 14h. Entre os dias 1 e 3 de outubro, mais de 150 alunos do Geração Caldeira visitarão e participarão de atividades do Futur.E – o maior evento de educação já promovido pelo Sistema FIERGS.
INDÚSTRIA DO AMANHÃ
A agenda do Programa Indústria do Amanhã reserva importantes debates sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), formação de talentos, o papel do exemplo, e o impacto desses temas no setor e na população.
Entre os destaques, estão a apresentação do novo investimento do Sistema FIERGS em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Cedra, na segunda-feira (29), às 16h, e a palestra “Escolhas em Movimento: Juventude e Perspectivas de Futuro”, na quarta (1), às 11h com a diretora Susana Kakuta e a gerente de educação do Sesi-RS, Sônia Bier.
Uma iniciativa do Sistema FIERGS com o Instituto Caldeira, o programa fomenta transformações profundas na indústria por meio da capacitação de mil jovens, além de 500 educadores e gestores. Ao menos 150 startups se conectarão a oportunidades do ramo e 50 indústrias devem implementar inovação aberta. No total, em 100 eventos, 5 mil jovens e 5 mil empresas terão oportunidade de conhecer mais sobre processos ligados à inovação.
Em poucos meses de existência, 350 jovens já foram impactados pelo Trilhas do Amanhã – Jornada dev-start, iniciativa dedicada à capacitação em programação industrial. Em eventos, como a 48ª Expointer, o Gramado Summit e palestras no Instituto, 50 novas empresas já foram alcançadas.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br