ERS-010, nova rodovia alternativa à BR-116, possibilitará maior fluidez, segurança no trânsito e desenvolvimento econômico

  • 14 de novembro de 2025
  • Sol FM

Projeto prevê pista dupla, dois sentidos de circulação e 41,4 quilômetros de extensão, entre Porto Alegre e Sapiranga

O governo do Estado lançou, no mês de outubro, o projeto de concessão do Bloco 1 de rodovias, que reúne estradas estaduais localizadas na Região Metropolitana, Litoral Norte e Serra. Entre as novidades da concessão está a ERS-010. Trata-se de uma estrada estadual nova, feita do zero. Ela está planejada com pista dupla, dois sentidos de circulação e 41,4 quilômetros de extensão, entre o entroncamento com a BR-290, em Porto Alegre, e a ERS-239, em Sapiranga, sendo uma alternativa à BR-116. 

A nova rodovia contará com 18 viadutos previstos para possibilitar uma maior fluidez, melhor organização do tráfego e segurança de motoristas e pedestres. Além disso, serão seis passagens de nível e dois trevos. O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), parceiro estruturador da concessão, estima que, no ano previsto para a abertura de tráfego, o fluxo deve superar os 16 mil veículos por dia. 

“A ERS-010 simboliza o tipo de investimento que queremos para o Rio Grande do Sul: moderno, planejado e que gera resultados concretos na vida das pessoas. Essa nova rodovia vai melhorar a mobilidade da Região Metropolitana e impulsionar o desenvolvimento econômico. É uma obra que nasce do zero, com tecnologia e segurança, para conectar cidades, reduzir o tempo de deslocamento e apoiar o crescimento de uma das regiões mais importantes do Estado. É o Estado pensando o futuro com responsabilidade e visão de longo prazo”, destacou o governador Eduardo Leite.

“Nosso objetivo é ter uma concessão em que se façam investimentos robustos, que melhorem a qualidade das rodovias e a vida das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento do RS. A ERS-010 se enquadra nisso, pois é uma estrada nova, que será alternativa de tráfego na Região Metropolitana, ajudando a desafogar a BR-116“, completou o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi. 

A ERS-010 contará com três pontos de free-flow, sistema de pedágio sem cancela, o que permite um fluxo livre, sem a necessidade de paradas dos motoristas. 

Por que fazer uma nova estrada 

Atualmente, cerca de 140 mil veículos trafegam diariamente pela BR-116, trecho da Região Metropolitana administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A rodovia é uma das mais movimentadas do Estado e liga diversos municípios de grande adensamento populacional e econômico. A relevância da ERS-010 consiste em desafogar esse fluxo e otimizar a cadeia logística regional. 

A futura rodovia do Bloco 1 integra o planejamento viário do Estado desde os primeiros planos regionais de expansão urbana e industrial, sendo conhecida como Rodovia do Progresso, em uma região que se encontra com níveis de serviço bastante elevados, sem as devidas ampliações.  

A ERS-010 irá reduzir o custo logístico do tráfego de longo curso, além de interligar os municípios de Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Sapiranga, além da região do Paranhana, sem a necessidade de utilizar a rodovia federal BR-116, que se encontra saturada em diversos segmentos, chegando a ter pontos de interrupção durante os eventos hidrológicos extremos de maio de 2024. 

Benefícios 

  • Diretos:Redução do tempo de viagem de veículos de passeio e de carga. Concessões de rodovias reduzem, em média, 8,35% do tempo de viagem. Isso faz que um caminhoneiro, por exemplo, ganhe mais de 2 dias por mês percorrendo as mesmas distâncias. 
  • Indiretos:Efeito geração emprego e renda, recuperação urbana e valorização imobiliária, aumento da confiança dos investidores privados e formação bruta de capital fixo. 

A concessão 

O Bloco 1 é composto por 454 quilômetros de extensão e conta ainda com trechos das estradas ERS-020, ERS-040, ERS-115, ERS-118, ERS-235, ERS-239, ERS-466, ERS-474 e ERS-010.   

O investimento será de R$ 6,41 bilhões ao longo dos 30 anos da concessão. Nos primeiros dez anos, os recursos aportados serão de R$ 4,86 bilhões. O governo do Estado irá investir R$ 1,5 bilhão, via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).  

Além dos 41,4 quilômetros da nova estrada ERS-010, estão previstos 213,7 quilômetros de duplicações, 12,5 quilômetros de terceiras faixas e 21,7 quilômetros de faixa adicionais. Também serão 363,4 quilômetros de acostamentos, 88,48 quilômetros de marginais e 31 passarelas para pedestres.  

O bloco de rodovias contará com estradas resilientes, com construção de pontes novas em cotas mais elevadas nos trechos sujeitos a inundações, adaptação de dispositivos de drenagem, obras para prevenção de erosões e deslizamentos associados a chuvas intensas e adequação de aterros e taludes de corte em áreas de risco, entre outras medidas. 

Também está previsto socorro mecânico 24 horas, ambulância e socorro médico em tempo integral, monitoramento por câmeras, bases de atendimento aos usuários e ponto de parada e descanso para caminhoneiros e motoristas.


GOV RS | Texto: Lucas Barroso/Ascom Serg | Edição: Secom | Foto: Mauro Nascimento/Secom

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