Seminário de encerramento apresentou resultados da primeira edição, que envolveu mais de 2 mil estudantes
Em um dia de conquistas e reflexões no Centro de Eventos FIERGS, o seminário de encerramento da primeira edição do Janelas para o Amanhã marcou o fim do ciclo 2025 do projeto, nesta segunda-feira (1º). A iniciativa nasceu a partir da pesquisa Perspectivas dos Jovens no Mundo do Trabalho – 2025, realizada pelo Observatório da Educação do Sesi-RS, apontando que 65% dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio não sabem qual caminho seguir e que mais da metade nunca havia entrado em uma indústria.
Com base nesse diagnóstico, o Sistema FIERGS, por meio de uma ação conjunta de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, com aporte do Conselho Nacional do Sesi, estruturou o projeto Janelas para o Amanhã para aproximar os jovens da rede pública de ensino do universo industrial e de suas possibilidades de carreira.
O projeto foi desenvolvido a partir de outubro deste ano em Porto Alegre, Canoas e Dois Irmãos, com o objetivo de estimular o autoconhecimento, apresentar as oportunidades da indústria nas regiões participantes e apoiar os estudantes na tomada de decisões sobre o futuro profissional. A jornada incluiu visitas técnicas às empresas, conversas com profissionais, mentorias de carreira, formação de professores e esclarecimentos sobre diferentes caminhos formativos, funcionando como uma “janela” pela qual os jovens puderam enxergar um amanhã de pertencimento.
RESULTADOS
Na abertura do seminário, o vice-presidente da CIERGS Gilberto Ribeiro destacou o papel do Janelas para o Amanhã na articulação entre educação e desenvolvimento. “É uma iniciativa brilhante que cumpre o papel de integrar juventude, escola e indústria, ampliando horizontes e, o mais importante, promovendo novas perspectivas de futuro”, disse, destacando que a formação e qualificação de talentos está no centro das prioridades da gestão do presidente Claudio Bier.
Já a diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, apontou a importância do projeto. “O Janelas para o Amanhã é uma iniciativa fundamental. Acreditamos que a educação, pública ou privada, tem um papel estratégico no desenvolvimento do Estado, impactando diretamente o futuro da indústria. Afinal, a indústria gaúcha não é feita de máquinas, é feita de gente”, afirmou, ao anunciar que o projeto terá continuidade e será ampliado para novas escolas.
A secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, defendeu a expansão do programa na rede estadual, ressaltando que mais de 2 mil alunos foram impactados diretamente pelas ações do Janelas para o Amanhã em 2025. Já a gerente-executiva de Educação Básica do Sesi-RS, Sônia Bier, apresentou os resultados consolidados: em nove escolas participantes, 94 professores estiveram envolvidos e 1.575 alunos concluíram a formação. O projeto contou ainda com a parceria de nove empresas, que, somadas, proporcionaram mais de 84 horas de interação direta com as turmas.
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do governo do Estado do Rio Grande do Sul, Simone Stulp, destacou o papel transformador da educação e do projeto Janelas para o Amanhã na vida dos estudantes. “Quando falamos em inovação, ciência e tecnologia, pode parecer que estamos tratando apenas de equipamentos ou robôs, mas, quando falamos em desenvolvimento por meio da inovação, estamos falando, na verdade, dos jovens talentos do Rio Grande do Sul. Vocês são o nosso futuro. Estamos semeando hoje para que vocês colham amanhã os resultados.” Ela também ressaltou programas do governo do Estado que se conectam ao Janelas para o Amanhã, como o Comunidades Inovadoras, Professor do Amanhã e Educar para Inovar.
“O PODER DA EDUCAÇÃO”
O seminário também trouxe momentos de inspiração. Ex-secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do estado e professor titular da Unisinos, Alsones Balestrin compartilhou sua trajetória, ressaltando o impacto da educação em sua vida. “Aprendi a ler e a escrever em uma escola de estrutura muito simples, em Barão de Cotegipe, que não tinha nem luz elétrica”, relatou. Anos depois, cursou pós-doutorado em Montreal, no Canadá. Ao relembrar a professora que o alfabetizou, reforçou a mensagem central de sua fala: “Com disciplina e aproveitando as oportunidades, a educação pode levar os jovens a lugares que hoje eles talvez nem consigam imaginar”.
Balestrin também mediou uma conversa entre alunos, professores e representantes da indústria. O vice-diretor da Escola Estadual Rafaela Remião, Luís Nei da Silva, afirmou que o projeto ampliou o horizonte dos estudantes e reforçou sua confiança no potencial da juventude. “O Janelas para o Amanhã agrega valor ao nosso trabalho pedagógico e ajuda a mostrar aos alunos que o futuro está nas mãos deles”, avaliou.
Entre os estudantes impactados está Dniel Mendes Alves, 18 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Rafaela Remião. Ele contou que a turma tinha uma visão limitada sobre o mundo do trabalho e que conhecer de perto a área industrial ampliou as possibilidades de escolha. Durante o seminário, Dniel foi surpreendido, junto com o colega Rodrigo Damasio Pires, 18 anos, por um anúncio do diretor da Weco S.A e da FIERGS, Rodrigo Petry: ambos os jovens começarão a trabalhar na empresa em janeiro de 2026, após conhecerem a operação em uma visita técnica e enviarem seus currículos motivados pela experiência. A surpresa foi além: o gerente-executivo de Educação Profissional do Senai-RS, Marcio Basotti, comunicou que os dois estudantes receberão bolsas integrais para cursos técnicos do Senai-RS, informação que também foi recebida com alegria pelos alunos.
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