Instalação no Campus da Indústria integra o IBETA ao principal ecossistema de mobilidade e inovação do Paraná
O Instituto Brasileiro de Estudos Técnicos Avançados (IBETA) dá um novo e importante passo para fortalecer a inovação aplicada à mobilidade sustentável no Brasil. A partir de 2026, o instituto passa a operar como Centro de Pesquisa e Inovação em Mobilidade, instalado no Habitat Mobilidade – Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba. A iniciativa consolida o Paraná como um dos principais polos nacionais de tecnologia e soluções para cidades inteligentes.
Com a integração ao ecossistema da FIEP, o IBETA passa a compor a vertical de Cidades Inteligentes, conectando-se a empresas, indústrias, startups e instituições dedicadas a áreas como eletrificação, hidrogênio, tokenização, robótica móvel, logística digital, novos materiais e descarbonização. O movimento amplia a capacidade de desenvolvimento tecnológico do instituto e acelera projetos voltados à eficiência, sustentabilidade e inovação na mobilidade urbana.
Referência nacional em Verificação Independente, Governança de Contratos de Concessão e Sistemas de Gestão em Mobilidade, o IBETA não passa por uma mudança de atuação, mas por uma evolução estrutural. Suas competências técnicas permanecem, agora potencializadas por um ambiente de pesquisa aplicada, validação tecnológica e inovação aberta dentro da FIEP.
Segundo Willian Keller, diretor do IBETA, o momento representa uma virada estratégica para o futuro da mobilidade brasileira. “Estar dentro da FIEP, ao lado de um dos ecossistemas de inovação mais relevantes do país, é decisivo para o futuro da mobilidade no Brasil. Isso nos permite acelerar novas soluções, conectando tecnologia, governança e sustentabilidade em benefício das cidades e da população.”
“Esse movimento não é apenas uma expansão operacional. Ele potencializa o que já fazemos: transformar dados e tecnologia em decisões seguras, eficientes e transparentes para o poder público, operadores e cidadãos.”, enfatiza Keller.
Para o Conselheiro do IBETA, Fábio Siebert, a nova fase se traduz em impacto direto para o ecossistema nacional de mobilidade. “O IBETA se consolida como um centro de referência pela combinação de ciência de dados, governança e tecnologia. Intensificar o desenvolvimento tecnológico dentro do ambiente da FIEP permite ampliar resultados para todo o país, impulsionando cidades mais inteligentes, sustentáveis e conectadas.”
Com o avanço, o Paraná reforça seu protagonismo no cenário nacional ao reunir centros de pesquisa, empresas e instituições dedicadas à mobilidade, criando um ambiente favorável à inovação contínua. Ao longo de 2026, o IBETA deve anunciar novos projetos dedicados à melhoria da qualidade do transporte público, sustentabilidade operacional, digitalização de contratos de concessão e soluções inteligentes para planejamento urbano.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br